A construção do Linhão de Tucuruí, que promete encerrar o isolamento elétrico de Roraima, chegou a 97% de conclusão, informou o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) após visitar as obras nessa segunda-feira (21).
De acordo com o parlamentar, 1.385 das 1.390 torres estão montadas. Isso significa que ainda faltam 50 dos 715 quilômetros do circuito para o término. Assim, o consórcio Transnorte Energia (TNE) deve terminar as obras até setembro, segundo o senador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa obra é símbolo de desenvolvimento, soberania e respeito. Em breve, teremos energia mais barata, limpa e contínua”, afirmou Dr. Hiran.
Lula deve inaugurar obras em dezembro
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no entanto, já declarou que o Linhão será entregue em dezembro, com a presença do presidente Lula (PT).
Assim, segundo o titular da pasta, o Brasil virará o primeiro país com dimensões continentais do mundo a ser 100% interligado.
Ademais, a linha ensejará no desligamento das usinas termelétricas do Estado e na redução da conta de consumo dividida entre todos os consumidores brasileiros.