Cotidiano

Presos tentam fugir da Pamc três vezes em menos de uma semana

Detentos tentaram diferentes maneiras de fugir do local, como causar um apagão na rede elétrica e a construção de um túnel e uma escada

Presos tentam fugir da Pamc três vezes em menos de uma semana Presos tentam fugir da Pamc três vezes em menos de uma semana Presos tentam fugir da Pamc três vezes em menos de uma semana Presos tentam fugir da Pamc três vezes em menos de uma semana

A equipe de segurança da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) registrou três tentativas de fuga de detentos da unidade prisional somente nesta semana.

A primeira delas ocorreu na noite de segunda-feira, dia 25 de janeiro, quando os presos atingiram a rede elétrica próxima a unidade prisional com correntes, causando um apagão momentâneo.

Um grupo de reeducandos quis deixar o local aproveitando-se da escuridão para escalar as muralhas, mas foram impedidos pelos policiais das guaritas.

Ontem, dia 28, por volta das 17 horas, policiais militares e agentes penitenciários localizaram um buraco de aproximadamente 1,5 metro de profundidade nos fundos da Ala 14. No local foi encontrado ainda um cavador e uma picareta. Os reeducandos que estavam tomando banho de sol foram recolhidos e o túnel foi obstruído.

Já por volta das 22h, as guarnições de plantão impediram a fuga de sete presos que tentaram escalar o muro da unidade com uma escada artesanal.

Ainda na quinta-feira, os agentes conseguiram localizar as correntes utilizadas pelos presos na tentativa de fuga do dia 25. O material foi recolhido pelos policiais.

NOVAS ESTRATÉGIAS

O comandante Geral da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves, ressaltou que as estratégias de segurança da Pamc, montadas especificamente para a unidade, tem o objetivo de evitar novas fugas, combatendo e coibindo atos criminosos, tanto de fora, quanto por parte de reeducandos encarcerados.

“Insistentemente, alguns reeducandos da Pamc e criminosos vem promovendo ações na tentativa de resgatar e de fugir da unidade. Porém, os policiais militares e os agentes penitenciários têm se mostrados rigorosos durante as fiscalizações e buscas, o que tem impedido os atos e assegurando a ordem no local”, afirmou coronel Gonçalves

O Governo reforçou que uma vez identificados, os presos que tentam fugir da unidade, respondem junto ao Conselho de Disciplina da unidade prisional, que, por sua vez, informa sobre o ocorrido à Vara de Execuções Penais.

Com informações da Secom

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.