Cotidiano

Presidente da Fenaj visita Roraima pela primeira vez

Celso Augusto Schröder participará do Intercom Norte 2016, que inicia nesta quarta-feira

Presidente da Fenaj visita Roraima pela primeira vez Presidente da Fenaj visita Roraima pela primeira vez Presidente da Fenaj visita Roraima pela primeira vez Presidente da Fenaj visita Roraima pela primeira vez

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Augusto Schröder, visita Roraima pela primeira vez esta semana. Ele participa, a convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper) do 15º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – o Intercom Norte 2016, que será realizado em Boa Vista, de 06 a 08 de julho, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Schröder ministrará a conferência de abertura da programação de quinta-feira, 07, que terá como tema “A relação entre comunicação e educação: a contribuição (ou não) do jornalismo brasileiro em tempos de crise”. O Sinjoper é um dos apoiadores do Intercom Norte e a vinda de Schröder a Roraima servirá também como uma forma de aproximar os acadêmicos de Jornalismo das lideranças sindicais da categoria.

De acordo com o presidente do Sinjoper, Gilvan Costa, o Intercom é uma instância importante de debates sobre a comunicação na região Norte e a participação do presidente da Fenaj é um momento especial.

“Desde a queda da exigência do Diploma para o exercício da profissão, a Fenaj e os sindicatos não têm medido esforços para que isso seja restabelecido. Em paralelo, existe também a luta pela criação do Conselho Federal de Jornalismo e em favor da liberdade de expressão e de imprensa. São temas importantes que, certamente, serão discutidos durante o Intercom”, destacou.

 

SOBRE O INTERCOM NORTE 2016

A programação do Intercom Norte 2016 contará com conferências e palestras durante todos os dias. Participam das mesas redondas professores e pesquisadores de várias universidades da região Norte. As palestras serão no período da tarde, nos auditórios Alexandre Borges, Pronat e Necar.

O Intercom Norte oferece este ano, 16 oficinas e oito minicursos, totalizando 675 vagas. As oficinas têm quatro horas de duração e os minicursos têm carga horária de oito horas. As aulas serão ministradas nos dias 07 e 08, nas salas de aula do Bloco I e do Ciclo Básico II.

 

ELEIÇÕES FENAJ

As eleições da Fenaj para o triênio 2016-2019 acontecerão de 19 a 21 de julho em todo o País. Duas chapas e 09 candidaturas à Comissão Nacional de Ética estão inscritas para o processo.

A Chapa 1 “Sou Fenaj – Em Defesa da Democracia, do Jornalismo e dos Jornalistas” é encabeçada pela atual vice-presidente, Maria José Braga, de Goiás. A Chapa 2 – “Hora de Reagir: Renovar a Fenaj em Defesa dos Jornalistas” tem à frente Jonas Chagas Lúcio Valente, de Brasília.

Em Roraima, as eleições ocorrerão apenas no dia 21 de julho, no plenário da Câmara Municipal de Boa Vista, e através de uma urna volante, das 09h às 16h.

O presidente do Sinjoper, Gilvan Costa, que é atual vice-presidente região Norte 1 (AC/AM/RO/RR) é candidato a membro do Conselho Fiscal pela Chapa 1.

“Para nós é motivo de orgulho mais uma vez participarmos da Diretoria da Fenaj, pois isso nos aproxima cada vez mais das discussões nacionais em defesa da categoria. Esperamos contar com o apoio da categoria em Roraima para ajudarmos a eleger a Chapa 1”, concluiu Costa.

Com informações do Sinjoper.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.