A raiva é uma doença grave e a única forma de prevenção é a vacina antirrábica em cães e gatos. Recentemente, um jovem de 14 anos foi exposto ao vírus da doença e segue internado em estado grave. Diante da situação, a Prefeitura de Boa Vista fará uma nova campanha de vacinação para os animais.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Emerson Capistrano, o caso foi notificado à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses. “Estamos trabalhando na imunização dos animais. Vamos organizar uma campanha de vacinação antirrábica na cidade e pedimos à população que ainda não vacinou seus animais que façam isso”, destacou.
O superintendente explicou que o paciente procurou o atendimento da Policlínica Cosme e Silva e foi encaminhado para o Hospital Geral de Roraima. O caso ainda está em processo de investigação.
A campanha de vacinação antirrábica foi realizada recentemente, em três etapas. A última ocorreu no início de abril deste ano. Dos mais de 32 mil cães e gatos, precisariam ser vacinados 28.222 mil animais. Porém, apenas 56% receberam a dose da vacina, o que corresponde a 15.713. Confira as recomendações de prevenção:
• Em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente uma unidade de saúde;
• Os proprietários devem manter seu animal domiciliado, alimentado, vacinado e vermifugado, o que garante menos riscos à saúde humana e animal, seja no local onde este animal esteja domiciliado, seja no entorno, reduzindo os riscos à saúde pública;
• O proprietário responsável deve sempre procurar orientações veterinárias para manter o animal saudável. Entre essas recomendações estão as vacinações anuais contra a raiva, que pode ser realizada gratuitamente, durante a campanha anual promovida pela prefeitura por meio do Centro de Controle de Zoonoses do município de Boa Vista.
Com informações da Prefeitura de Boa Vista.