NO CENTRO DA CIDADE

Prefeitura inicia demolição do palco Velia Coutinho, mas não se pronuncia sobre motivos

Espaço inaugurado há mais de 20 anos e batizado em homenagem a uma figura histórica da cidade começa a ser demolido sem explicações oficiais

Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

A Prefeitura de Boa Vista deu início esta semana à demolição do palco Velia Coutinho, localizado no complexo Ayrton Senna. O espaço, que foi inaugurado há mais de duas décadas, faz parte do Centro de Turismo e Artesanato Velia Sodré Coutinho, nome dado em homenagem à costureira e líder comunitária que se destacou por seu trabalho social e religioso na capital.

A reportagem da Folha solicitou informações à prefeitura sobre os motivos da demolição e possíveis planos para o local, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Quem foi Velia Coutinho?

Velia Sodré Coutinho, falecida em 23 de maio de 2003, foi uma personalidade em Boa Vista. Viúva e mãe de vários filhos, ela sustentou a família trabalhando como costureira, sendo pioneira no uso do “colarinho de entretela” nas roupas que produzia – uma técnica inovadora na época. Sem energia elétrica na cidade, ela costurava à noite sob a luz de lamparina.

Além do trabalho com costura, Velia Coutinho dedicou-se a ensinar corte e costura, bordados e crochê por mais de 20 anos, sempre com fins beneficentes. Católica fervorosa, ela produzia doces caseiros para vender em quermesses da Igreja de São Francisco, revertendo os lucros para ajudar pessoas carentes e comprar medicamentos para doentes.

Sua trajetória fez com que a prefeitura a homenageasse batizando o centro de artesanato e turismo com seu nome.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.