A mais recente onda de casos de covid-19 tem causado aumento pela procura de atendimento médico, seja nos hospitais ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em Boa Vista, a prefeitura destinou oito UBSs para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença, porém, não tem sido o suficiente para atender a alta demanda.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está ciente da situação e está avaliando e estudando as melhores estratégias para melhor atender a população. Enquanto isso, a população continua esperando por horas por atendimento.
Na UBS Dr. Sílvio Botelho, no bairro dos Estados, logo pela manhã a tenda onde os pacientes esperam por atendimento já estava lotada. “Essa fila toda é pra pegar uma senha, não é nem pro atendimento em si. Quando a gente pega a senha ainda temos que enfrentar a fila do atendimento”, disse uma usuária da UBS que preferiu não se identificar.
No Cidade Satélite, na UBS Aygara Motta, o cenário é o mesmo. Muitas pessoas aguardando para pegar uma senha para atendimento. “Já vim aqui ontem pela tarde e não consegui pegar uma senha, pois já tinha distribuído todas. Voltei hoje e estou aqui na fila pra ver se consigo atendimento. Isso é um absurdo, um monte de gente doente junta tendo que esperar por horas por atendimento”, reclamou um usuário que também preferiu não se identificar.
Veja quais unidades básicas oferecem atendimento para covid-19:
UBS’S DAS 8H ÀS 19H
UBS Olenka Macellaro – Caimbé
UBS Mariano de Andrade – Caranã
UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade
UBS Aygara Motta – Cidade Satélite
Essas mesmas unidades que atenderão até as 19h, são as que funcionam até meia-noite e abrem aos sábados. A partir das 19h, de segunda a sexta-feira, essas UBSs passarão a atender pacientes com quaisquer sintomas, inclusive aos sábados, das 8h às 13h.
UBS’S DAS 8H ÀS 20H
UBS Silvio Botelho – Paraviana
UBS São Vicente
UBS Lupércio Lima – Pintolândia
UBS Equatorial