Creches que funcionam em convênio com a Prefeitura de Boa Vista estariam há pelo menos três meses sem receber repasse de verbas. Foi o que afirmou a funcionária de uma unidade da zona Oeste da cidade à FolhaWeb na tarde desta terça-feira, 25.
Conforme ela, toda a documentação exigida pelo município foi entregue de forma pontual para a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (Sepf), no entanto, nada foi feito até o momento.
“Segundo o nosso diretor, toda a documentação já estaria na Secretaria de Finanças e eles disseram que em dois dias fariam o repasse do dinheiro. Só que há até o momento, a nossa unidade não recebe o valor. Era para ter sido liberado na última sexta, 22, e já estamos na terça-feira. Não sabemos se é pagamento por ordem, mas o fato é a nossa unidade já são dois meses de atraso, e outras chegam há três”, afirmou.
Segundo a funcionária, a unidade onde presta serviços atende não só ao bairro onde mora, bem como as localidades próximas. Pelo menos 12 trabalhadores estariam passando por dificuldades, uma vez que tanto a unidade quanto os próprios funcionários dependem desse valor.
“Por ser uma creche conveniada, os funcionários dependem muito desse auxílio. Pelo menos na unidade onde trabalho, o dinheiro que entra é esse da Prefeitura. Alguns pais ainda dão uma ajuda de custo, porque no bairro onde fica a nossa creche, o Operário, não tem unidade infantil da Prefeitura. Por isso, eles [Município] contrataram os nossos serviços”, frisou.
À reportagem, a funcionária disse ainda que Secretaria de Finança não deu um prazo para normalizar os atrasos. “Tudo leva a crer que o atraso se deu pelo período eleitoral ou pela greve dos bancos. Eu sei que mês passado foi debitado só parte de um dos pagamentos”, concluiu.
O OUTRO LADO
A FolhaWeb, a Prefeitura de Boa Vista esclareceu que todos os processos de creches conveniadas com documentação em dia, que entraram na Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças agora no mês de outubro, estão dentro da programação normal de pagamentos.