Cotidiano

Prefeitura alega que 82% do Fundeb é para pagamento de pessoal

Segundo o município, os demais recursos, no montante de 17,5%, conforme a legislação, não são passíveis de rateio ou outro tipo de bonificação

Após a cobrança de professores municipais pelo rateio das sobras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) de 2020, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) emitiu nota nesta segunda-feira, 4, informando que 82,5% do repasse é usado para o pagamento de folha de pessoal.

A SMEC afirmou que compreende a reivindicação dos professores de Boa Vista quanto ao rateio do Fundeb. “Esclarece que o pagamento de abono remanescente está condicionado à existência de recurso residual do percentual de 60%, reservados às despesas que são direcionadas exclusivamente à remuneração dos profissionais da educação básica”, diz trecho da nota.

“É importante ressaltar que só a folha de pagamento do município já consome cerca de 82,5% de todo repasse, portanto, acima do percentual destinado a essa finalidade”, acrescentou  a nota da Prefeitura.

A SMEC acrescenta ainda que demais recursos, no montante de 17,5%, conforme a legislação, não é passível de rateio ou outro tipo de bonificação e devem ser destinados para a aquisição de materiais pedagógicos, manutenção dos serviços e conservação predial, tal como foi feito. “As escolas, embora fechadas, não ficaram abandonadas e que os recursos do Fundeb 2020 foram usados em sua totalidade”, finalizou a nota.

LEIA MAIS: