Cotidiano

Prefeito de Uiramutã afirma que pelo menos 4 pontes estão em estado crítico

A governadora Suely Campos que se comprometeu enviar equipe para avaliar uma recuperação urgente

Pelo menos quatro pontes na região do município de Uiramutã, há 279 quilômetros da capital, estão em estado crítico e precisando de reparos urgentes para garantir a trafegabilidade da população, sobretudo, de moradores das comunidades indígenas.

São elas: a ponte sobre o igarapé Madureza, que possui 50 metros, e dá acesso às comunidades indígenas do Mutum e do Morro; a ponte sobre o igarapé do Morro, que tem 25 metros, e também dá acesso às duas comunidades; a ponte do Uricuri, que tem 73 metros e fica na RR-101, dando acesso ao município de Uiramutã; e a ponte do Camararem, que tem 20 metros.

Além disso, segundo levantamento feito pela prefeitura daquele município, as fortes chuvas também causaram o rompimento do bueiro sobre o igarapé Uricuri, que acabou deixando a região praticamente isolada e ainda a erosão no bueiro de acesso à comunidade de Água Fria, uma das mais populosas daquela região.

Esta semana, o prefeito Eliésio Cavalcante (PT) esteve reunido com a governadora Suely Campos (PP) e os vereadores Janderlei Thomas (PP), Silvanio Santos (PT), Maciel Pereira (DEM), Rui Lima (PT), Bernardo Henrique (PP) e Benisio Sousa (PT), em busca de uma solução para a problemática. A situação é tão grave que deixou “ilhada” uma das vereadoras que estaria no encontro: Secelita Ingaricó (PT).

“Conversamos sobre possíveis soluções para os danos causados pela chuva. Calculamos a necessidade de recuperação de 180 metros de pontes, além de vários bueiros que foram rompidos pelas enxurradas”, comentou Eliésio.

De acordo com ele, a governadora teria se sensibilizado e demonstrado estar disposta em resolver a questão. “No primeiro momento, ela informou que vai priorizar a ponte do Uricuri, que está em situação mais crítica, para não deixar Uiramutã isolado. Mas ela se comprometeu em mandar uma equipe para fazer levantamento e ver o que pode fazer”, explicou o prefeito.

Ainda segundo ele, durante a reunião chegou-se a conclusão de que devido às chuvas não seria possível resolver todo o problema de forma urgente. “Chegamos à conclusão de que, neste momento, não tem muito o qu fazer, em função do inverno. De repente, começar a construir uma ponte e uma nova enxurrada levar todo o material não daria. Mas, tão logo as chuvas deem uma trégua ela [governadora] se comprometeu em resolver a questão das pontes, apesar da dificuldade financeira pela qual passa o Estado fazer o possível para ajudar o município de Uiramutã”, analisou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.