Cotidiano

Prazo para saque do benefício ano-base 2014 termina amanhã

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano de 2014 termina amanhã, 29. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os trabalhadores não devem deixar o saque para o último dia, pois, em caso de problemas na operação, não haverá tempo para resolução.

O Ministério do Trabalho informou que em todo o Brasil mais de 900 mil pessoas ainda não efetuaram o saque. Em Roraima, 2.780 pessoas tinham direito ao abono e, até o dia 29 de novembro, 1.229 retiraram o benefício, o que significa que cerca de 55% dos beneficiados ainda não resgataram o dinheiro.

São Paulo é o estado que tem o maior número de pessoas com saques pendentes. Dos 395.188 trabalhadores com direito ao abono, 353.054 ainda não o retiraram. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, mais de 60% dos beneficiados não fizeram o saque.

Vale ressaltar que o benefício deve ser sacado até o dia 29 especificamente nas agências bancárias, mas caso a pessoa tenha o cartão cidadão com senha, poderá sacá-lo até a sexta-feira, 30, em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas.

O Ministério do Trabalho afirma que é comum que os atendentes bancários pensem que se trata do benefício referente a 2015 e, após checar os dados do trabalhador, informam que ele não tem direito ao saque. A orientação é que o beneficiário explique que se trata do abono salarial do ano-base 2014.

A princípio, o prazo para o saque do abono era em junho deste ano, mas na época, 1,2 milhão de pessoas não havia resgatado o benefício. Por isso, o prazo foi adiado para o final deste mês. Conforme o MTE, até o dia 19 de dezembro, 284,8 mil trabalhadores sacaram o benefício, o que significa que 76% deles ainda não efetuou o saque. Ao todo, ainda restam R$ 802 milhões para ser resgatado.

O direito ao benefício pode ser consultado no site do Ministério do Trabalho (www.abonosalarial.mte.gov.br). As pessoas que tiverem dúvidas, podem obter mais informações sobre o benefício pela Central de Atendimento Alô Trabalho: 158; pelo 0800-726-0207, da Caixa Econômica; e pelo 0800-729-0001, do Banco do Brasil.

DIREITO – O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores do setor privado, e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é destinado aos do setor público. Para ter direito ao saque, os trabalhadores devem estar cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e, além disso, que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias. (B.B)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.