Cotidiano

População tem acesso a projetos sociais por meio dos Cras

É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Nos Cras de Boa Vista são oferecidos à população serviços como: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Hoje 188 idosos integram o projeto Cabelos de Prata e 105 crianças e adolescentes participam do Conviver); Acompanhamento das beneficiárias do Programa Família que Acolhe (1.195 famílias são atendidas: 1. 097 em pequenos grupos e 98 por meio de Visitação Domiciliar) e proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas (37 acamados temporários e Permanentes são atendidos pelo Cras).

Por meio do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, a população acessa a benefícios, programas e projetos sociais, tanto municipal quanto federal, tais como: Crescer, Dedo Verde, ArtCanto, Rumo Certo, Cabelos de Prata, Conviver, Família que Acolhe, Bolsa Família, e muito mais.

Em média, são feitos 4 mil atendimentos mensais às famílias das áreas de Abrangência: 13 de setembro, Asa Branca, Buritis, Caimbé, Centenário, Cambará, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Liberdade, Marechal Rondon, Nova Canaã, Olímpico, Pricumã, Professora Araceli Souto Maior, Tancredo Neves.


O novo prédio do Centro Referência e Assistência Social do bairro Centenário foi inaugurado nesta sexta-feira (Foto: Diane Sampaio)

Inauguração

A prefeitura entregou à população nesta sexta-feira, 5, o novo prédio do Centro Referência e Assistência Social do bairro Centenário. Agora levando o nome de Cristiana Vicente Nunes, que foi servidora do município, o espaço foi totalmente revitalizado, ampliado e conta com um novo bloco, para ampliar sua capacidade de atendimento.

A obra foi iniciada em maio de 2022, com recursos próprios do município. O prédio está mais moderno e amplo, para garantir maior acesso das famílias em situação de vulnerabilidade que carecem de auxílio social. Segundo o prefeito Arthur Henrique, o CRAS é a principal porta de entrada de proteção social, uma ferramenta que o município utiliza para atender aqueles que mais precisam, aproximando-os mais dos serviços sociais ofertados.

“É no Cras que a gente consegue dar um direcionamento na vida de muitos jovens e dar um novo significado aos idosos. E o Cras Centenário está totalmente revitalizado para garantir isso e muito mais, com espaços novos, lúdicos e adequados, com toda a acessibilidade necessária, garantindo mais conforto para o servidor e para todos os que são atendidos, inclusive os beneficiários dos nossos projetos sociais”, disse Arthur.

O novo bloco é composto por ambientes de atendimento individualizado, área para o desenvolvimento das atividades técnicas, além de um depósito e estacionamento para funcionários. Foi construído também no local um jardim lúdico com área de convivência e balanço, todo pensado para tornar o atendimento dos usuários o mais agradável possível. A área total revitalizada e construída é de aproximadamente 1.343 metros quadrados.


Cristiana foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no dia 21 de abril de 2022

Homenageada

Cristiana Vicente Nunes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul em 22/12/1974. Era especialista em Pedagogia Escolar e foi professora efetiva da prefeitura. Atuou na Secretaria Municipal de Gestão Social, exercendo a função de Superintendente de Desenvolvimento Social. Também atuou na função de gerente do CREAS Centro e como assessora do gabinete, executando suas atividades nos mais diversos projetos sociais.

Aos 47 anos, Cristiana foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido no dia 21 de abril de 2022. Cris, como era chamada pelos amigos de trabalho, sempre foi lembrada pela sua espontaneidade e alegria em tudo que fazia. Para o marido Francisco Duarte, a homenagem à sua esposa foi de grande importância.  

“Ela sempre foi uma pessoa alegre e feliz e fez muito por Boa Vista, passando por vários projetos da prefeitura. E por onde passou, fez muitas amizades, que é o que deixamos aqui nessa vida. Só tenho agradecer à prefeitura por essa justa homenagem. Eu e minha família estamos todos felizes com isso”.