A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) anunciou que recebeu, no início desta semana, as últimas três mil doses de vacina contra gripe. A solicitação foi necessária tendo em vista que, mesmo após o término da campanha nacional de imunização para o público alvo, o Ministério da Saúde resolveu disponibilizar a vacina para a população em geral.
Apesar das doses extras que foram solicitadas para contemplar a demanda espontânea de vacinação da população, a Prefeitura havia recebido 63.900 doses para a campanha. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que todas as unidades básicas disponíveis possuem vacina contra a gripe e que vão realizar a imunização da população enquanto durar o estoque.
Foram imunizadas 42.394 pessoas de todos os grupos prioritários, sendo 13.488 doses aplicadas em crianças, 6.429 em trabalhadores de saúde, 3.002 gestantes, 806 em puérperas, 3.077 em indígenas e 11.842 doses aplicadas em idosos. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a média da cobertura percentual da Capital foi de 61,31% durante a campanha.
A unidade básica que recebeu maior demanda de vacinação foi a Aygara Motta, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, com 2.510 vacinas aplicadas. O número de vacinas aplicadas na população em geral, ou seja, a população fora dos grupos prioritários foi de 4.896. Vale ressaltar que as três mil doses recebidas pela prefeitura são as últimas do estoque.
VACINA – Disponibilizada pelo Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Conforme pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade por complicações da influenza.
UNIDADES – Para atender a população de Boa Vista, 31 unidades básicas de saúde (UBS) foram disponibilizadas. São elas: Aygara Motta Pereira (Cidade Satélite); Santa Tereza, União e Mariano de Andrade (Caranã); Jardim Floresta, Cauamé, 31 de Março, Doutor Sílvio Botelho (Paraviana); Ione Santiago (São Pedro); Mecejana, São Vicente, Doutor Dimitri Grandez (Alvorada); Doutor Silvio Leite, Equatorial, Jorge André V. Gurjão (Conjunto Cidadão); Tancredo Neves, Cambará (Nova Canaã), Asa Branca, Olenka Macellaro (Caimbé); 13 de Setembro, Buritis, Cinturão Verde, Liberdade, Pricumã, Pr. Luciano G. Rabêlo (Centenário); Santa Luzia, Lupércio Lima Ferreira (Pintolândia); Sayonara Maria Dantas e Senador Hélio Campos (Senador Hélio Campos); Raiar do Sol, Délio Tupinambá (Nova Cidade).
HORÁRIO ESTENDIDO – Boa Vista possui quatro unidades básicas de saúde que oferecem serviços em horário estendido, das 18h até meia-noite: Mariano de Andrade, no bairro Caranã; Olenka Macellaro, no Caimbé; Aygara Motta, no Cidade Satélite; e Délio Tupinambá, no Nova Cidade. (A.G.G)
Doses da vacina distribuídas por municípios
* Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Distrito Sanitário Especial do Leste de Roraima