Cotidiano

Poliomielite: apenas 4,15% do público-alvo da campanha foi vacinado em BV

O dia "D" de vacinação Contra Poliomielite aconteceu no dia 20 de agosto, e de acordo com a Prefeitura de Boa Vista, foram aplicadas 638 doses

A Campanha de Vacinação contra Poliomielite, que tem 28.293 crianças como público-alvo em Boa Vista, aplicou até agora, apenas 4,15% da meta. Roraima tem o pior índice do país, 4,4% segundo dados do Ministério da Saúde.

O dia “D” de vacinação Contra Poliomielite aconteceu no dia 20 de agosto, e de acordo com a Prefeitura de Boa Vista, foram aplicadas 638 doses.

A imunização, que tem como objetivo prevenir a paralisia infantil, está acessível em postos de saúde. A meta da Sociedade de Imunização é chegar a 95% de crianças vacinadas em todo o país.

A campanha teve início no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro. O objetivo também é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.

A infecção pelo poliovírus pode causar sequelas e levar à morte. Embora a maioria das pessoas que contrai o vírus não apresente sintomas, as infecções podem levar à paralisia irreversível em algum dos membros, sendo as pernas acometidas com maior frequência. Entre os pacientes que sofrem de poliomielite paralítica, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

Durante toda a campanha, as doses das vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas unidades básicas de saúde, com sala de vacina durante o dia e a noite e sábados em algumas com horários estendidos: Aygara Motta (Cidade Satélite), Silvio Botelho (Paraviana), Olenka Macellaro (Caimbé) e Lupércio Lima (Pintolândia).

No ato da vacinação é preciso apresentar o cartão de vacina da criança ou adolescente, cartão SUS e CPF.