Cotidiano

Policial Hélio Vieira será homenageado no Dia do Soldado

Durante a solenidade, também acontecerá à promoção pós-mortem

Em alusão ao Dia do Soldado, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) realiza nesta quinta-feira, 25, a Formatura de Oficiais e Praças da instituição. A solenidade ocorrerá às 16h30, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos.

Durante a atividade, a governadora Suely Campos (PP) fará a promoção pós-mortem do soldado Hélio Vieira Andrade para ao posto de cabo. O PM foi vítima de homicídio causado por disparo de arma de fogo, enquanto estava em serviço na cidade do Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas.

“Esta promoção é um reconhecimento à dedicação e excelente profissionalismo do soldado, que durante atuação junto a Força Nacional de Segurança, não hesitou em cumprir seu dever, sacrificando a própria vida, em defesa da sociedade”, disse o comandante Geral da PMRR, coronel Dagoberto da Silva Gonçalves.

Ao todo, serão promovidos 250 militares, sendo 125 oficiais. Entre eles, um coronel, sete tenente-coronel, 12 major, 49 capitão, 28 a 1º tenente e 28 a 2º tenente. E mais 125 praças, sendo 45 ao posto de subtenente, 39 a 1º sargento, 40 a 2º sargento e um cabo. As promoções serão por merecimento, tempo de serviço, antiguidade e classificação obtida no Curso de Habilitação de Oficiais. Das promoções, duas são por Ato de Bravura.

“As promoções são um incentivo aos nossos integrantes. É a forma de valorizar o trabalho, empenho e dedicação dos militares, que mesmo com mais responsabilidades, se sentem estimulados em continuar desempenhando um bom trabalho em prol da segurança da sociedade”, reforçou o coronel Gonçalves.

Ainda segundo ele, as promoções por Ato de Bravura são excepcionalidades dentro da Corporação. “São situações que resultam na ação diferenciada de conduta do servidor, que no desempenho de suas atribuições e para a preservação a vida de outras pessoas, coloca em risco a própria vida, demonstrando coragem, audácia e a presença de qualidades morais extraordinárias”, esclareceu.

Durante a solenidade também será entregue uma Medalha Mérito Barão de Parima Ferimento em Ação, que será concedida a um militar, que, para manter a segurança da sociedade, ficou ferido durante ocorrência.

DIA DO SOLDADO 

No Brasil, em 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado. Essa data faz referência à data de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 1803. O renomado oficial é considerado o patrono do Exército Brasileiro. A data é comemorada também pela Polícia Militar, pois na época as forças armadas brasileiras, eram constituídas por Exército, Marinha e Brigada Policial, atualmente a Polícia Militar.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.