Cotidiano

Placas de sinalização são encobertas pelo mato

Falta de corte no matagal ao redor das rodovias dificultam a visibilidade para condutores e aumentam chances de acidentes

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A atenção deve ser redobrada durante as viagens nas rodovias de Roraima. O matagal ao redor das estradas está tão alto, impossibilitando a visualização das placas de sinalização de trânsito ao longo das vias. Para quem não tem o costume de utilizar as rotas, as chances de acidente de trânsito aumentam, principalmente no período noturno.

Na RR-205, sentido município de Alto Alegre, o problema foi visualizado logo nos primeiros quilômetros da estrada. Em alguns pontos, tanto a placa de identificação da rodovia quanto as de medição de velocidade passavam sem serem notadas pelos condutores. Perto da entrada do bairro Cruviana, uma placa que determina o limite de velocidade está totalmente coberta pelo mato ao ponto de passar completamente despercebida.

Quem faz o trajeto frequentemente relata que os problemas com o matagal invadindo o perímetro da estrada é comum e que com o período das chuvas, o crescimento do mato é muito mais rápido. De acordo com o motorista de transporte intermunicipal há dez anos, Gilberto Pereira, às vezes a melhor forma de saber a sinalização, é por meio das faixas da estrada.

“Ao longo da estrada é sempre assim. Até podam e cortam mato, mas na primeira chuva cresce tudo de novo e todo ano fica assim. Melhora só quando tem queimada, que diminui”, disse. Pereira realiza o transporte três vezes por semana para o município de São João da Baliza e garante que a reclamação é comum entre os colegas de trabalho.

O motorista de van que faz viagens para o município do Caroebe, José Ribeiro, explicou que o costume de pegar a estrada com frequência ajuda na situação, mas teme pelos condutores que não têm o mesmo tipo de conhecimento, passando a correr perigo na rodovia. “Temos muitos problemas também dentro da cidade. Acho que deveriam fazer o corte do mato de forma periódica”, enfatizou.

BR-174 – A BR-174 também está com o mesmo problema de matagal alto. Logo no início da Avenida Brasil, que antecede a rodovia federal, há placas que estão completamente escondidas e são ignoradas pelo condutor que não estiver atento. Na altura do bairro São Bento, o limite de 20 quilômetros por hora é ignorado porque a placa de alerta está dentro do mato.

No percurso que leva para Manaus a situação não é tão grave, mas já demonstra que pode ser agravada em um curto período de tempo caso o mato não seja cortado. Após o Anel Viário já é possível perceber algumas placas levemente encobertas com o matagal do serrado. Segundo o taxista Magnaldo Oliveira, os casos de acidente são comuns justamente por cenários como estes.

“Estamos prejudicados, mas agora tem uma firma que está fazendo a limpeza na estrada no sentido Norte”, destacou. Oliveira apontou que quando há o uso de fogo para tentar diminuir o mato também aumenta os riscos de acidentes.

Seinf diz elaborar projeto de manutenção de rodovias

A Secretaria de Infraestrutura (Seinf) informou, por meio e nota, que o contrato de manutenção da RR-205 encerrou em novembro de 2018. Informou ainda que está sendo feito levantamento de toda a situação da malha rodoviária do Estado, para que sejam elaborados projetos de recuperação e manutenção de rodovias vicinais e estaduais, tão logo seja liberado o orçamento de 2019.

DNIT – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o programa nacional BR-Legal está sendo aplicado em toda extensão rodoviária que proporciona a manutenção das estradas. “Temos um contrato de sinalização e segurança viária. No momento, nossa equipe está na Rodovia BR-210 em São Luiz do Anauá. Ao terminar, estaremos retornando pela BR-174 verificando todos os pontos com vegetação cobrindo as placas”, garantiu o chefe de operações do DNIT, Luiz Gustavo. (A.P.L)

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