
Uma pista clandestina utilizada para apoiar o garimpo ilegal foi interditada no dia 1º de janeiro na região Norte da Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. Conhecida como “Majestade”, a estrutura era usada para o pouso de aeronaves de pequeno porte e helicópteros empregados no transporte de insumos e pessoas ligadas à atividade ilegal.
A ação ocorreu no âmbito da Operação Catrimani II e foi executada por uma equipe de Engenharia do Exército Brasileiro, com apoio aéreo da Força Aérea Brasileira para o deslocamento das tropas até a área, que possui acesso restrito.
Durante a operação, além da interdição da pista, os militares realizaram o vasculhamento da região e inutilizaram estruturas associadas ao garimpo. Também foi feito o reconhecimento de vias de acesso e de pontos considerados estratégicos para futuras ações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Operação Catrimani II reúne órgãos de segurança pública, agências federais e as Forças Armadas e tem como objetivo coibir o garimpo ilegal, crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços na Terra Indígena Yanomami.
