Cotidiano

Pessoas com deficiência são destaque na terceira noite da folia

Nessa segunda-feira de carnaval, os integrantes do bloco Anjos Foliões, da associação Amar Down, curtiram a folia na avenida Ville Roy

As pessoas com deficiência (PCD´s) foram destaque na folia desta segunda-feira (20), na avenida Villie Roy.  O bloco Anjos Foliões, direcionado às pessoas com deficiência, levou toda a animação da turma da Associação de Pais, Amigos e Familiares da Pessoa com Síndrome de Down de Roraima para o carnaval em Boa Vista.

Quebrando várias barreiras, inclusive o preconceito, os integrantes foram embalados pelo som da banda Pegada do Patrão, que trouxe no repertório muito axé e swingueira. A cada música, a alegria tomava de conta. O Matheus Barros, de 26 anos, que é apaixonado por dança e se jogou nas coreografias, arrancando vários sorrisos da mãe, Rosa Barros, que procura incentivar o filho a fazer tudo que gosta.

“O Matheus é assim em qualquer lugar, tá sempre muito animado e desde cedo gosta de dançar. Ele fica assistindo as coreografias na televisão e aprende rápido. Eu procuro criar ele desse jeito, mostrando que pode fazer tudo que gosta como qualquer pessoa. Por isso eu fiz questão de trazer ele para aproveitar o carnaval e sempre que posso levo ele pra se divertir”, disse.

Fundado em 2018, o bloco Anjos Foliões foi criado com a intenção de promover a inclusão das pessoas com deficiência. Este ano a associação AMARDOWNRR está a frente da organização e para a presidente, Elisangela Miné, é uma satisfação poder levar o bloco para a rua, representando esse público e mostrar que todos podem aproveitar o carnaval independente de suas limitações.

“Tá sendo maravilhoso poder voltar após dois anos sem carnaval e trazer os Anjos Foliões para a avenida com segurança. Esse bloco não é específico para pessoas com Síndrome de Down, é para qualquer pessoa com deficiência e nós ficamos felizes de ter uma oportunidade de ter um espaço reservado para nós podermos brincar à vontade e celebrar a vida”, salientou a presidente da associação.

Em outro ponto da avenida, o psicólogo Weslen Lima, que é cadeirante, mostrou que a mobilidade não é empecilho para quem quer aproveitar a festa. Integrante da bateria do Bloco Mujica, ele garantiu a diversão dos foliões e disse que está feliz em ver que a Prefeitura está investindo na inclusão “Essa cadeira pra mim não é um problema, mas algumas pessoas podem ter receio de vir, só que eu digo que é seguro e a Prefeitura tá de parabéns. É uma satisfação poder voltar depois de dois anos de pandemia”, afirmou.

Nos outros pontos de folia

Na terceira noite do Carnaval de Todos, além do bloco Anjos Foliões, o bloco Mujica entrou mais uma vez na Avenida Ville Roy embalado pela Banda Bodó Valorizado. No mesmo circuito Orion e Banda também garantiram a festa do bloco Cê Ta Dentro Deixa.

Na Praça Cabos e Soldados a responsável por não deixar ninguém parado no Bloco da Maizena, foi a banda Fuzuêra com muito axé e swingueira. Já no bloco Os Bambas, Juninho Pegada agitou a galera que foi curtir o carnaval.

Na Praça Maria da Penha a animação ficou por conta de Fabinho Faria e Banda com hits mais tocados pelo país e grupo de pagode Climatizando que traz no repertório sucessos de todos os carnavais.

Na Praça do Nova Cidade em clima descontraído, Márcio Alexandre e Grupo Maneiras foram as atrações musicais que garantiram a diversão do público. Na Praça Aderval da Rocha a cantora regional Euterpe levou seu toque especial e regional aos foliões e, em seguida, a Banda Nova Opção embalou o público da terceira noite.