
A FolhaBV recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), a reclamação de passageiros que frequentam o Terminal de Ônibus Urbano José Campanha Wanderley, no Centro de Boa Vista. Segundo os relatos, algumas linhas estariam com menor número de veículos circulando na cidade, o que causou superlotação e atrasos aos passageiros.
“Tinha gente passando mal na linha Bacabeira, de tão cheio que estava. Não dava nem para fechar a porta. Estava um caos, porque resolveram diminuir a frota do ônibus. Então quer dizer que só os estudantes precisam dos ônibus? Os trabalhadores não precisam? “, contou o denuncinate, que preferiu não ser identificado.
Em vídeo enviado à reportagem, é possível ver que os ônibus estavam com capacidade máxima, com diversos passageiros aguardando no terminal para conseguir entrar no veículo.
Ainda conforme o relato da passageira, a linha 301 tinha apenas um veículo às 7h30. O segundo ônibus teria chegado às 8h, o que teria atrasado trabalhadores que precisam estar no emprego antes desse horário.
O que diz a Prefeitura de Boa Vista
Procurada, a Prefeitura informou, por meio de nota, que a empresa responsável reduz a frota no período de férias escolares e que a situação demonstrada no vídeo é considerada pontual. Além disso, informou que população pode acompanhar a circulação dos ônibus em tempo real por meio do aplicativo Bus2.
Veja a nota completa:
A situação reportada nos vídeos é bem pontual e não reflete o fluxo diário de usuários, que é reduzido nesse período de férias, segundo a concessionária Cidade Boa Vista Transportes Urbanos. A empresa nos informou que a frota operacional do sistema de transporte coletivo é estabelecida de acordo com a demanda de usuários, que é monitorada diariamente.
A população pode acompanhar a circulação dos ônibus em tempo real por meio do aplicativo Bus2, que permite aos usuários verificar rotas, horários e a localização dos veículos, oferecendo mais comodidade e previsibilidade nos deslocamentos.