Cotidiano

PARLAMENTO JOVEM: Estudantes roraimenses são finalistas

No Parlamento Jovem Brasileiro, os estudantes vivenciam as principais etapas do processo legislativo na Câmara dos Deputados, em Brasília

As estudantes Amanda Furtado, Alexsandra Vitória Oliveira e Marinara Borges (todas da Escola Estadual Lobo D’Almada), e Raiane Cristina Maluf, do CBVZO-IFRR (Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima), são finalistas da 17° edição do PJB (Parlamento Jovem Brasileiro).

A Coordenação Estadual do PJB divulgou o resultado preliminar do processo de pré-seleção das inscrições para o programa. Todos os estudantes pré-selecionados serão convocados via e-mail e telefone. O resultado oficial da pré-seleção será divulgado dia 10 de agosto e o resultado final no dia 18 de setembro, na página do PJB no portal da Câmara dos Deputados.

Uma das quatro alunas finalistas será empossada deputada jovem e representará o Estado de Roraima na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), momento em que poderá vivenciar as principais etapas do processo legislativo, debatendo temas relevantes para o País. Será escolhido um representante de cada Estado e do Distrito Federal.

“O PJB é um programa de grande importância para o estudante, pois o prepara para o exercício da cidadania”, explicou a coordenadora estadual do PJB na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Leandra Teixeira.

Saiba mais sobre o PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia, dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil, realizado pela Câmara de Deputados. O objetivo do PJB é proporcionar aos jovens a vivência do processo político e democrático durante uma semana em Brasília (DF), em uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato como deputado jovem.

 As despesas com passagens aéreas, acomodações, alimentação e deslocamento dos estudantes são custeadas pela Câmara dos Deputados. Durante o evento na capital do País, os jovens são acompanhados pelos coordenadores estaduais, designados pelas secretarias estaduais de Educação, e por profissionais de relações públicas da Câmara dos Deputados.

 As etapas seguintes do programa ainda não têm datas definidas, mas a intenção é que ocorram nos meses de outubro e novembro a preparação à distância dos selecionados e início da Jornada Parlamentar Virtual 2021. A data da participação dos estudantes na simulação da Jornada Parlamentar na Câmara Federal ainda será definida.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.