O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), em parceria com o Banco do Brasil, lançou uma forma de facilitar o pagamento de guias emitidas pelo órgão. A partir de agora, todos os boletos de pagamento emitidos, sejam eles de licenciamento ou multa, podem ser pagos nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil com cartões de débito de quaisquer bancos.
Segundo o diretor-presidente do Detran Roraima, Titonho Beserra, essa medida é derivada de uma reclamação bem comum por parte de usuários. Muitos costumavam criticar que para pagar licenciamento de motos e carros de forma rápida, sem cobrança de juros por atraso, era necessário recorrer ao correspondente bancário do órgão ou ter uma conta no Banco do Brasil.
“Quem tentava pagar os boletos emitidos em outro banco, sofria com uma demora que poderia chegar a mais de 48 horas para o Detran processar o pagamento. Essa espera, muitas vezes, gerava juros na conta, prejudicando o contribuinte e atrasando o processo de emissão de documentos”, explicou.
Com a adoção desta nova forma de realizar pagamentos, Titonho afirmou que o Banco do Brasil agora leva cerca de 20 minutos para confirmar ao sistema do Detran o pagamento efetuado e 40 minutos para a impressão do documento licenciatório no próprio órgão, tornando o atendimento mais rápido.
Roraima é o quarto estado do País e o segundo da Região Norte cujo Detran adota parceria com Banco do Brasil. O Paraná foi pioneiro nesta ação, adotada em novembro do ano passado, seguido pelo Acre, em maio deste ano.
PAGAMENTO – Ao inserir um cartão de débito de qualquer banco numa máquina do BB, o sistema vai iniciar a tela para pagamento das taxas do Detran. Será necessário inserir CPF e telefone, para permitir o contato em caso de algum problema. A máquina exigirá o código de barras e o pagamento pelo débito será efetuado. “Mesmo que você só seja cliente da Caixa Econômica, por exemplo, é possível ir a qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil, inserir o cartão mesmo sendo da Caixa, e efetuar o pagamento normalmente”, reforçou. (P.B)