PERCURSO DE 5KM

“Sou os braços e as pernas dela”: pai acompanha filha com síndrome rara na corrida 9 de Julho

Dupla percorreu 5km na categoria PCD e já soma quase 180 medalhas em corridas

“Sou os braços e as pernas dela”: pai acompanha filha com síndrome rara na corrida 9 de Julho
Durante a corrida, Ana Clara foi acompanhada pelo pai, que a empurrou em uma cadeira adaptada. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Janilson Franco Câmara, de 56 anos, e a filha Ana Clara Prata, de 14, formam uma dupla marcada pela superação e pelo amor incondicional. Juntos, eles participaram da corrida 9 de Julho, realizada nessa quarta-feira (9), em Boa Vista, e completaram os 5km do percurso na categoria Pessoa com Deficiência (PCD).

Ana Clara tem síndrome de Rett, uma condição neurológica rara que compromete a fala e os movimentos. Durante a prova, ela foi acompanhada pelo pai, que a empurrou em uma cadeira adaptada. Janilson faz questão de levá-la nas competições desde 2018. “Sou os braços, as pernas e a voz dela. Faço isso por ela. Meu objetivo é dar a melhor vida possível e fazer com que nossos PCDs sejam vistos pela sociedade”, afirmou Janilson.

Naturais de Manaus (AM), os dois se mudaram para Boa Vista em dezembro do ano passado em busca de mais qualidade de vida. “Boa Vista é muito inclusiva. Tem muitas praças, e isso faz com que ela se sinta melhor. A cidade oferece qualidade de vida para ela, que é o que buscamos”, explicou.

Com quase 180 medalhas e cerca de 12 troféus acumulados ao longo dos anos, esta foi a sétima corrida da dupla na capital roraimense. Janilson conta que, apesar das limitações, Ana Clara interage bastante durante os percursos. “Quando paro para caminhar, ela olha para trás como quem diz: ‘vamos correr!’. E aí eu corro. Faço esse sacrifício todo por ela”, disse o pai, emocionado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.