Cotidiano

Pai denuncia que hospital infantil não tem médicos suficientes

Crianças chegam a esperar mais de três horas por atendimento; Prefeitura responde que pacientes estão sendo atendidos por classificação de risco.

Um pai que não terá o nome divulgado nesta reportagem, procurou a Folha para denunciar que teve dificuldades para que o filho de 4 meses fosse atendido no HCSA (Hospital da Criança Santo Antônio), administrado pela PMBV (Prefeitura Municipal de Boa Vista). 

Ele conta que esperou 50 minutos e que nenhum servidor da unidade de saúde deu explicações ou tentou acalmar os pais que estavam, alguns, mais de 3 horas aguardando para que os filhos fossem atendidos.

“Sei que estamos em um período de situação delicado devido a pandemia, mas quem vai ao hospital com seu filho com certeza precisa ter acesso ao atendimento”, disse o pai.

O caso ocorreu na noite de sexta-feira, dia 05, e o denunciante contou ainda que presenciou casos em alguns pais chegaram as 17h e os filhos só receberam atendimento, as 20h e outros as 23h do mesmo dia.

Ele acrescenta que resolveu perguntar sobre os motivos na demora para atender as crianças. Um servidor respondeu que tinham apenas dois médicos atendendo, um para atendimentos nos consultórios direcionados a casos com menos gravidade e outro na emergência, em que chegam as demandas prioritárias.

“Se a demanda está alta, tem escalar mais profissionais para suprir a necessidade”, ressaltou o denunciante.

Prefeitura afirma que crianças são atendidas por classificação de risco

Sobre a denuncia, a Secretaria Municipal de Saúde informa que pela manhã, a emergência do hospital atendia com três médicos.

Esclarece ainda que a maioria dos atendimentos não foram classificados como emergenciais, sendo necessário aguardar que os atendimentos com diagnóstico de maior gravidade fossem feitos para que em seguida recebessem os cuidados necessários.

Todas as crianças são atendidas conforme a classificação de risco de cada paciente, preconizada pelo Ministério da Saúde, além de todo cuidado que é característica dos nossos profissionais.