Cotidiano

Pai aguarda mais de quatro horas por atendimento do Hospital da Criança

Denúncias apontam também falta de médicos para cumprir demanda na unidade

A demora de atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio, para crianças em situação de emergência, foi alvo de denúncia à FolhaBV nesta terça-feira, 22. Relato é que muitos pacientes chegam a ir embora sem ser atendidos pela demora do serviço.

O vendedor Sandro Monteiro dos Santos, de 21 anos, disse que seu filho de 10 meses estava passando mal quando levou o bebê ao Hospital para fazer alguns exames, mas após seis horas esperando voltou pra casa sem o filho ser atendido.

“Segunda-feira, 21, cheguei no Hospital da Criança Santo Antônio com meu filho, às 16 h horas da tarde. Esperei até as 22 h da noite e não fui atendido, voltei pra casa com meu filho ainda passando mal. Retornei ao hospital nesta terça-feira, 22, 11 h da manhã e meu filho só foi atendido pelo médico 14 h da tarde. Ele marcou o retorno pra 17 h da tarde. Voltei com meu filho nesse horário e aguardei por mais quatro horas” alegou o vendedor.

O pai também comentou que só havia um médico de plantão para várias crianças que esperavam atendimento. “Estava eu e mais 30 crianças esperando pra ser atendido e só um médico trabalhando durante a noite. Nós pagamos imposto e ainda temos que passar por essas situações. Estamos cansados de esperar mais de seis horas pra um atendimento”, apontou Monteiro.

PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista esclarece que a cidade vive período sazonal onde, rotineiramente, o número de crianças e de internações por síndromes gripais são elevadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Além de enfrentarmos todos os anos as doenças típicas do inverno, ainda estamos em pandemia da Covid-19 desde o ano passado.

 Diante dessa situação, a gestão municipal está em processo de contratação de novos profissionais através de seletivo que reforçarão os atendimentos. Desde o início do ano, mais de 90 profissionais aprovados em concurso público já foram convocados. Também abrimos seletivo para 300 vagas na área da saúde, tudo para ampliar a capacidade de atendimento tanto do Hospital como das 34 UBS’s de Boa Vista.

 Informa que à noite são 4 médicos atendendo até meia-noite, e depois ficam dois profissionais atendendo na emergência do Hospital da Criança. Reforça que o município trabalha com planejamento e organização para atender tanto as crianças como os adultos que são de responsabilidade do município, tudo dentro das normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, respeitando os atendimentos preferenciais de acordo com a gravidade identificada nas triagens.