Vanthuy Neto

Padre de Roraima é nomeado como bispo em cidade no interior do Amazonas

Vanthuy Neto é reitor do Seminário Menor e da Reitoria Nossa Senhora Aparecida e teve a nomeação para comandar a Diocese de São Gabriel da Cachoeira publicada nesta quarta-feira (8)

Padre foi nomeado como bispo de São Gabriel da Cachoeira (Foto: Redação/FolhaBV)
Padre foi nomeado como bispo de São Gabriel da Cachoeira (Foto: Redação/FolhaBV)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (8), o padre de Roraima, Raimundo Vanthuy Neto como novo bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, cidade no interior do Amazonas. Ele será o sucessor de Dom Edson Damian, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa. A decisão foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Ele é o primeiro membro da Diocese de Roraima a ser nomeado bispo.

Neto atualmente é reitor do Seminário Menor e da Reitoria Nossa Senhora Aparecida, em Boa Vista. Ele tem 50 anos e nasceu em Pau dos Ferros (RN). Chegou à Roraima na década de 1980 chegou em Roraima junto com os pais e seus cinco irmãos. É Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP).

A presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo. O texto na íntegra pode ser conferido abaixo:

Estimado irmão, monsenhor Raimundo Vanthuy Neto

Muito nos alegra a notícia de sua nomeação realizada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro, para a diocese de São Gabriel da Cachoeira, localizada no extremo noroeste do país.

Essa Igreja Particular possui uma característica muito marcante, pois tem a maior percentagem de população indígena do Brasil, além de ter um território extenso, situado às margens da bacia do Rio Negro.

Gostaríamos de recordar-lhe que a Igreja é toda missionária e que é na missão que encontra a sua unidade, portanto, ide e se inspire nos quatro grandes sonhos do Papa Francisco, citados em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia” para a região: lute pelos direitos dos mais pobres; preserve a riqueza cultural; zele pela beleza natural e por uma Igreja com rosto amazônico.

“Conhecer Jesus Cristo é tudo”, assim dizia o beato Antônio Chévrier, fundador do Prado.

Que as palavras de Jesus sejam sempre o seu ponto de referência!

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Neto foi ordenado diácono em 1999 e presbítero da diocese de Roraima, em 2001. Ele também foi pároco de diversas paróquias e áreas missionárias da diocese de Roraima. O bispo eleito ajuda na Formação das Lideranças Leigas na Escola de Teologia Pastoral da Diocese de Roraima e na Escola para o Diaconato Permanente. Também é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colabora como chanceler da Diocese de Roraima.

Foi diretor e professor da Faculdade Católica do Amazonas, e colabora com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia e participou como auditor da Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019.