Cotidiano

Pacientes denunciam falta de médico na maternidade

"A maternidade está abandonada, sem médicos para dar alta às mães", afirmou paciente.

Pacientes que estão hospitalizadas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, afirmam que a unidade está com falta de médicos para dar alta às pacientes.

Segundo elas, mais de 13 pessoas aguardam para serem liberadas da unidade hospitalar, mas não tem médico no Hospital.

Uma das pacientes, que denunciaram a falta de atendimento obstétrico na unidade de saúde, contou o que foi passado pelos enfermeiros no local, que não tinha médico na maternidade e nem uma previsão de quando teria as liberações.

“Eles disseram que não sabem quando vem, pois a médica responsável está de férias e não existe ninguém para cobrir, ninguém que possa se responsabilizar pela liberação.

Fico triste porque meu neném já recebeu alta e eu poderia estar em casa com minha família”, disse. Segundo o acompanhante de uma paciente, Manoel Rodrigues, “Pela primeira vez vejo um hospital, uma maternidade sem médico, porque aqui não tem. A tarde e à noite sem ginecologista nos blocos da maternidade e só um médico plantonista na emergência para maternidade inteira. O que é que se pode fazer?”, questionou.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio de nota, que a cada turno, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) escala seis médicos para atuarem nos setores da unidade.

“Estes profissionais podem ser remanejados para os setores onde há maior necessidade, de acordo com a demanda do dia, que é muito dinâmica e pode aumentar ou diminuir drasticamente. Enfatizamos que durante as férias de parte dos profissionais, as escalas são adequadas de modo a não prejudicar a prestação do serviço. Quanto às altas médicas, estas são concedidas assim que a mãe ou o bebê estiverem com o resultado de todos os exames e passarem por todos os procedimentos internos necessários antes da alta.

No entanto, diante da reclamação da usuária, a direção da unidade irá apurar o ocorrido para verificar a necessidade de reforçar a quantidade de médicos no setor de emergência. Esclarecemos ainda que a direção da unidade está à disposição das usuárias para esclarecer eventuais dúvidas sobre seus atendimentos.

Em caso de insatisfação quanto ao atendimento, qualquer cidadão pode registrar uma reclamação formal por meio da Ouvidoria do SUS, que pode ser acessada na própria maternidade ou por telefone (95-2121-0590 ou 136/nacional), por e-mail ([email protected]) e ainda pessoalmente ou por carta endereçada à rua Madri, 180, Aeroporto, Boa Vista-RR, CEP 69.310.043.

O órgão é responsável por apurar as demandas e dar um retorno à população, sob monitoramento do Ministério da Saúde”, esclareceu a assessoria.

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