Cotidiano

Pacaraima pode ter pequenos trituradores para resíduos sólidos

Joaquim Ruiz, técnico da ALE-RR, disse que proposta está em fase final de análise para ser apresentada aos deputados; confira entrevista no Agenda da Semana

A população do município de Pacaraima tem sofrido com a destinação de resíduos sólidos. Para solucionar o problema, um projeto está em fase final de análise para que seja aplicada uma pequena estação de trituração e incineração de resíduos sólidos. 

O projeto foi explicado pelo coordenador técnico da Assembleia Legislativa de Roraima, Joaquim Ruiz, neste domingo (30) durante o programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3. De acordo com Ruiz, será um serviço para dar destinação final ao lixo produzido, principalmente das marmitas de isopor oferecida pela Operação Acolhida.

“O maior problema [de Pacaraima] é o isopor. Isso é um grande problema porque eles usam para alimentação. São mais de mil marmitas diárias. E, nós começamos a pesquisar, a pedido da presidência da assembleia, para que a gente buscasse uma solução para que a gente viabilizasse algumas emendas parlamentares para que a gente usasse em Pacaraima sem mexer em um problema ambiental da sede e do que cerca a sede”, informa o técnico. 

Como as proximidades da sede municipal de Pacaraima é de demarcação indígena, a ideia é construir um prédio de 800 m2 no perímetro urbano. No local, seriam colocados trituradores de vidro, de galhadas, de papel, isopor e outros, além de um incinerador pequeno.

“Nós vamos colocar, pela capacidade que fizemos com a área de engenharia, uma trituradora que dê para atender uma demanda daqui a mais de 10 anos, com 10 toneladas por dia. Não é isso hoje, mas nós não podemos [fazer algo que não atenda a demanda futura]. […] São três pequenos trituradores para atender demandas diferentes e mais um incinerador para que a gente tenha como incinerar, por exemplo, esse tipo de resíduo que a gente não pode aproveitar nesses obturadores, problema de papel higiênico, todo aquele material de moto, esse tipo de coisa que vão para se transformar depois em adubo orgânico. Tudo feito exatamente dentro dessa pequena figura que nós estamos elaborando”, explica Ruiz.

Conforme o técnico, o custo de trabalho será alto e o projeto está sendo finalizado para apresentação à mesa diretora da casa legislativa. O projeto para Pacaraima também será estudado com solução para aplicabilidade por parte da prefeitura municipal, mas será apresentado quando houver imposição de emendas.

“O nosso objetivo é de colocar quando for discutir o orçamento do estado para colocar as emendas, emendas impositivas dos deputados. Ainda se discute, há uma ala que diz que esse recurso não cabe para saúde […] e esse é um caso de saúde pública. A oportunidade é essa, nós vamos trabalhar junto com os deputados estaduais e a bancada federal”, conclui.

Joaquim Ruiz falou sobre outros projetos que estão em fase de estudo pela Assembleia Legislativa, um deles é da regularização fundiária em Uiramutã. Todos os detalhes da entrevista estão disponíveis no YouTube, canal Folha FM 100.3.