Cotidiano

Pacaraima pode ficar sem energia por causa de testes em termelétrica

Roraima Energia disse estar realizando todas as ações para minimizar possíveis impactos no sistema de distribuição do Município

A Roraima Energia avisou nesta terça-feira (21) que o fornecimento elétrico ao Município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, pode sofrer “perturbação” ou interrupção total. A instabilidade será motivada pelos testes na Usina Termelétrica UTX, que serão realizados entre as 8h de 28 de março e as 14h de 1º de abril.

Os trabalhos preveem desligamento total do sistema das 12h as 14h do próximo dia 28, mas a recomposição pode ocorrer em menor tempo, segundo a concessionária.

Na nota, a Roraima Energia disse estar realizando todas as ações para minimizar possíveis impactos no sistema de distribuição do Município situado a 218 quilômetros da capital Boa Vista e, consequentemente, a diminuição de desligamentos desnecessários.

A usina híbrida pertence à empresa Xavantes, controlada pelo Grupo OnCorp, e foi ganhadora do lote V de um leilão dos sistemas isolados realizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2021, para atender mais de 40 mil moradores, distribuídos entre as cidades de Amajari, Pacaraima e Uiramutã, no Norte de Roraima. O empreendimento tem autorização para operar até 3.150 killowatts de potência.