Em coletiva de imprensa realizada pela manhã dessa terça-feira, o coronel Dagoberto Gonçalvez falou sobre a nova fase da ‘Operação sétimo mandamento’.
Segundo ele, a ação irá atuar nas regiões onde houveram maiores registros de roubos. O objetivo é combater as rotas de fuga.
Conforme o novo plano estratégico, os 41 sargentos recém-formados na APICS (Academia de Pblícia Integrada Coronel Santiago) serão empregados nas viaturas, com reforço de policiais das unidades especializadas
BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), GIRO (Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas), CIPCOM (Companhia Independente de Policiamento Comunitário).
E também, CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), CIPTUR (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário) e EIPMON (Esquadrão Independente de Policiamento Montado).
Além dos policiais do 1º e do 2º Batalhão, responsáveis pelas áreas leste e oeste, respectivamente.
Operação
A operação Sétimo Mandamento tem o objetivo coibir de forma preventiva e reativa roubos e outros delitos. Anteriormente era realizada aos fins de semana e feriados em diversos pontos da capital.
O objetivo é combater diversos tipos de crimes, como posse ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, ações de galera e especialmente os roubos praticados com o uso de armas e motocicletas.