Ocorreu na manhã desta quinta-feira (2) o lançamento da Operação Protetores dos Biomas, que trabalha na prevenção de crimes ambientais em Roraima, como incêndios florestais, pesca predatória, transporte ilegal de madeira. A cerimônia de abertura foi realizada na sede da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), no Parque Anauá, em Boa Vista.
A ação contará com o efetivo de mais de 60 agentes de segurança pública, em uma ação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. na capital e no interior do estado.
“O objetivo sempre é conscientizar a população que não se deve usar ilegalmente o fogo, porque pode fugir do controle e se tornar um incêndio. Queimando não só aquilo que ele queria queimar mas muito mais, que não estava previsto”, explicou o coronel Gewlry Batista, do Corpo de Bombeiros
A secretária estadual de Segurança Pública, Carla Jordanna, apontou que a ação conjunta pretende diminuir índices vistos nos últimos anos.
“Vamos mostrar para a população que devemos ter cuidado com as queimadas, que devem ser controladas com autorização e para a população em geral, mostrando que é essencial essa prevenção para que, em dezembro, quando tiver aquele verão crítico, não aconteçam as queimadas que aconteceram em 2023”, completou a secretária.
A CIPA terá 48 representantes dentro da operação, que terá foco em áreas rurais de Roraima. O comandante-geral da PMRR, Overlan Lopes, destaca o público-alvo da operação.
“Vamos levar a informação, o devido conhecimento para o homem do campo, para o fazendeiro, para aquele que tem o seu lote, a sua chácara, explicar que a queimada pode trazer um sério transtorno para o nosso meio ambiente. Então a missão das forças de segurança é a conscientização”, apontou.