Cotidiano

Oito municípios do Estado tem cobertura vacinal acima dos 95%

Entre as menores adesões à campanha contra a pólio estão os municípios de Boa Vista, Alto Alegre e Caracaraí

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite encerrou com oito municípios com cobertura vacinal acima dos 95%. Na avaliação do Estado, o percentual de imunização foi de 68,59% em Roraima, atendendo 28.328 crianças entre um e quatro anos de idade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Roraima ficou atrás apenas do Amapá que obteve 97,98%; do Amazonas com 77,52% e do Tocantins com 71,33%. O Estado ficou na frente de Rondônia com 66,39%, Pará com 56,68% e Acre com 39,12%.

Os municípios de Rorainópolis (101, 63%), São Luiz (100,23%), Bonfim (100,07%), Uiramutã (98,69%), São João da Baliza (98,20%), Cantá (98,11%), Iracema (97,86%) e Pacaraima (97,41%) foram os que obtiveram os melhores índices de imunização e ultrapassam a marca de 95% de cobertura vacinal.

Entre as menores adesões estão os municípios de Boa Vista com apenas 52,81% de cobertura, seguido de Alto Alegre com 64,41% e Caracaraí com 75%.

A gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (Nepni), Alice Dantas, diz que em razão da pandemia, algumas regiões tiveram baixa adesão. “Reforçamos ao máximo o contato com os municípios para garantir a melhor prestação dos serviços, mas como a pandemia ainda é uma realidade, muitos pais têm receio de ir até uma Unidade Básica de Saúde”, destacou.

Segundo Alice, a Poliomielite conhecida também como paralisia infantil, é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. “Essa doença afeta tanto crianças quanto adultos, em todo o país, e para reforçar a prevenção a vacina foi incorporada à caderneta, e é um direito garantido dos pais buscar a imunização, em qualquer Unidade Básica de Saúde”, destacou.

VACINA DISPONÍVEL – As doses da vacina continuam disponíveis nas Unidades Básicas de saúde, em todos os municípios. Os responsáveis podem se dirigir até a Unidade com a caderneta de vacinação dos pequenos para que uma profissional verifique quais as vacinas precisam ser atualizadas. “É importante reforçar que todos os profissionais de saúde respeitam os protocolos de saúde e realizam um atendimento rápido, com qualidade e de forma segura”, reforçou a gerente do Núcleo.