
A infraestrutura de internet da região Norte entrou na segunda fase de implantação da rede de fibra óptica na Amazônia. Mais de 3.179 quilômetros de cabos subfluviais começaram a ser transferidos no porto Super Terminais, em Manaus, no Amazonas.
A operação integra a nova etapa do Programa Norte Conectado, do Governo Federal, amplia a capacidade de transmissão de dados e fortalece a conectividade que atende Roraima e estados da região. Segundo o governo, nesta fase, avançam as obras de implantação das Infovias 05, 06 e 08, que interligam trechos estratégicos entre Amazonas, Acre e Rondônia.
Com cerca de 5 mil toneladas de cabos, o carregamento do material deve ser concluído em aproximadamente 30 dias, antes do lançamento dos cabos nos leitos dos rios Madeira, Purus e Juruá. As novas infovias irão conectar os trechos Autazes (AM)–Porto Velho (RO), na infovia 05; Manacapuru (AM)–Rio Branco (AC), infovia 06; e Fonte Boa (AM)–Cruzeiro do Sul (AC), infovia 08.
Vale ressaltar que 2,4 mil km de cabos para composição das Infovias 02, 03 e 04, já foram concluídas. A infovia 4, que conecta Roraima, foi entregue ainda em setembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Instalação subfluvial
A instalação subfluvial, pelo leito dos rios, evita grandes intervenções terrestres, reduz o desmatamento e minimiza impactos ambientais. Segundo a Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução do programa, a proposta é garantir uma infraestrutura de longo prazo, adequada às características geográficas da região.
“Quando falamos em conectividade significativa, falamos de algo que vai além de sinal. Esse projeto propõe infraestrutura pensada para durar, respeitar a floresta e chegar onde o Brasil sempre teve mais dificuldade de chegar”, afirmou a CEO da EAF, Gina Marques.
Quando finalizada, a infraestrutura do Norte Conectado contará com 13,2 mil quilômetros de cabos ópticos, interligando 70 municípios em seis estados da região amazônica (Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá), beneficiando cerca de 7,5 milhões de brasileiros com internet de alta qualidade e estabilidade.