A Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR) lançou na manhã de hoje uma campanha de combate a corrupção. De acordo com o presidente, Jorge Fraxe, a iniciativa faz parte de um manifesto do Movimento Nacional de Combate a Corrupção, que será coordenado por todas as seccionais do país.
“O papel da ordem é dar vazão institucional ás reclamações da sociedade e neste atual momento em que o Brasil se encontra, temos o dever de oficio como advogados, canalizar esse anseio pelo fim da chaga que é a corrupção, por meio de mudanças estruturais que combatam as suas causas”, disse.
Segundo o presidente, o evento teve sua primeira edição no ano passado e está fortemente materializado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão dos altos financiamentos das campanhas eleitorais.
“Nós acreditamos que a grande veia da corrupção parte justamente desse custeio eleitoral. E por esse motivo, a campanha visa realizar um trabalho mais forte nesse sentido, pois essa ADI busca proibir o financiamento privado das campanhas eleitorais e com isso estancar os desvios públicos”, pontuou Fraxe.
Jorge Fraxe encerra afirmando que o manifesto cobra mais transparência dos poderes legislativo e executivo em promover o projeto de reforma política. Para que isso aconteça, as seccionais irão coletar assinaturas que serão levadas para o Congresso Nacional.
Matéria completa na Folha impressa de amanhã