Cotidiano

O impacto da pandemia no autocuidado feminino

Procura por produtos de beleza aumentou como uma saída para o desgaste enfrentado com o isolamento

Em um cenário de isolamento social, este período proporcionou diversos impactos, positivos e negativos, na vida das pessoas, sendo de se mencionar principalmente, o autocuidado.  

Durante a pandemia, estimula-se que a procura por produtos de beleza que promovessem o cuidado próprio aumentou significativamente, como uma saída para o desgaste enfrentado com o isolamento.  

Conforme o esperado, nos primeiros meses de 2021 foi registrada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal uma alta correspondente a quase 22% na venda de produtos de cuidados com a pele em comparação com o ano anterior. 

Ainda, o maior destaque se deu na compra das máscaras de tratamento facial, com aumento superior a 90% e nos esfoliantes corporais, com percentual maior ainda, ultrapassando os 150%. 

Outro registro crescente foi quanto aos procedimentos estéticos, como a harmonização facial, o preenchimento labial, a limpeza de pele, a depilação a laser, a drenagem linfática e muitos outros. 

Da mesma forma, apesar de existirem controvérsias entre os profissionais da saúde sobre a adequação em relação ao momento, as cirurgias plásticas também ganharam mais espaço e adeptos.  

Entre as mais procuradas estão a colocação de próteses de silicone para aumento dos seios, a abdominoplastia, a lipoaspiração e rinoplastia, esta última apresentando crescimento nas buscas em cerca de 4500%. 

Por que a pandemia causou um aumento na procura por cuidados pessoais?  

Com a pandemia, o contato físico diminuiu, enquanto o virtual aumentou. As redes sociais, que servem como vitrine para os padrões impostos, foram muito mais utilizadas, gerando inúmeras comparações, medos, inseguranças e autodepreciação. 

São várias as razões que influenciaram no autocuidado no período pandêmico. Entre elas, pode-se destacar a ansiedade e o estresse que toda a situação gerou.  

O cuidado pessoal funcionou como uma alternativa positiva para todas as dificuldades enfrentadas, como uma espécie de refúgio. O outro ponto que foi muito considerado foi o foco que as chamadas por vídeo trouxeram algumas características antes não muito observadas.  

As reuniões de trabalho, aulas da escola ou da faculdade e até mesmo bate papo entre amigos passaram a ser no formato digital, pelos mais variados aplicativos. A iluminação inadequada, o ângulo que favorece menos e a qualidade das câmeras são hipóteses que acentuam as tais características indesejadas.  

Por fim, mas não menos importante, o isolamento social facilitou, de certa forma, a recuperação dos procedimentos estéticos como cirurgias plásticas sem as pessoas vejam o pós-operatório, ou possíveis curativos, situações que antes poderiam ser consideradas como empecilhos.