Cotidiano

Número de doadores de sangue reduziu em mais de 50% em Roraima

Atualmente o Hemoraima se encontra em carência de doações, principalmente do O- e O+, tipos universais.

O Junho Vermelho é um mês voltado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de doar sangue, por isso o Hemoraima irá realizar uma campanha durante todo o mês.

Atualmente o Hemoraima se encontra em carência de doações, principalmente do O- e O+, tipos universais.

De acordo com a Terezinha Kahn em 2020 o Hemocentro contava com 11.644 doadores, já em 2021 o número subiu para 14.416, porém, entre janeiro e maio de 2022 são apenas 6.559 doadores ativos, menos da metade do ano passado. 

A doação é simples e rápida, e você pode salvar até 4 vidas. Cerca de 450 ml são coletados, ou seja, se você doar a cada três meses, pode ajudar até doze pessoas. 


A doação é simples e rápida, e você pode salvar até 4 vidas (Foto: Arquivo FolhaBV)

Como doar
•    Estar bem de saúde
•    Bem alimentado e descansado
•    Apresentar documento oficial com foto
•    Ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação)
•    Pesar mais de 50 quilos
•    Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal e também precisam estar com cópia da identidade.
Além disso, você não precisa realizar agendamento é só chegar que os profissionais farão uma avaliação e será realizada a doação.

Onde doar

Hemoraima localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). A Unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h.