Cotidiano

Novos voos favorecerão setor em Roraima

Diretor do Detur fala de readequação de voos a Manaus e abertura de empresas aéreas internacionais no Estado

Novos voos, regulares e extras, aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para início de operação em Roraima, alguns já a partir do próximo mês de julho, devem favorecer a atividade turística no Estado.  Com o horário de transporte já definido, o primeiro a começar operar no Estado, conforme o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto, se trata do voo regular internacional da companhia Insel Air, com destino à capital da República da Guiana, Georgetown, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

A data prevista para o início das atividades é o dia 4 de julho. O horário de partida é 2h10 da madrugada, com previsão de chegada às 4h40. O preço provável da tarifa para o trajeto Boa Vista – Georgetown é de 80 dólares.

Segundo Peixoto, os passageiros com interesse em visitar outros países americanos e dos demais continentes poderão seguir de Georgetown, em voo da Insel Air até o aeroporto da ilha caribenha de Curaçao, nas Antilhas, centro de conexão internacional.

Os voos domésticos, extras e regulares também começam a funcionar nos próximos meses. A Azul vai operar com voo regular para Manaus, segundas, quartas e sextas-feiras, a partir de primeiro de agosto. O horário da partida será 17h15, com chegada às 17h40.

Essa empresa terá também voos extras para a capital do Estado vizinho aos sábados, com previsão de início em 27 de agosto. Os horários de partida e de chegada desses voos são, respectivamente, 13h45 e 14h15.    

A Latam Airlines (antiga TAM) terá dois voos regulares para Manaus a partir de primeiro de setembro. O trajeto será feito as quartas e sextas-feiras. O primeiro voo terá saída às 12h40 e chegada às 13h30; o segundo sairá às 14h20, com previsão de chegada às 14h55.

Passará a operar também nesse trajeto Boa Vista – Manaus, com voos regulares, a partir de 21 de julho, a empresa regional PAM. Os voos estarão disponíveis as segundas e quintas-feiras, com horários de partida e de chegada, respectivamente, previstos para 9h36 e 10h06. Haverá também a opção de voo à noite,com horário de saída às 19h31 e de chegada às 20h.

As tratativas com as empresas envolveram, além do Detur, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Segundo Ricardo Peixoto, está em estudo, a pedido das companhias aéreas, a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que operam na região amazônica, com atuação em Roraima.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.