Cotidiano

Novos abrigos de ônibus são alvos de vandalismo

Previstas no Projeto de Mobilidade Urbana, as obras sequer foram finalizadas

Há menos de um mês, a Prefeitura de Boa Vista deu início às obras de instalação dos novos abrigos de ônibus, previsto no Projeto de Mobilidade Urbana. O que não se esperava é que dois dos primeiros pontos que estão em fase de implantação no Conjunto Pérola do Rio Branco e no bairro Alvorada fossem alvos de vandalismo.

Na rua Normandia, no Conjunto Pérola, bairro Dr. Airton Rocha, os vândalos roubaram uma das placas de vidro recém-implantadas na estrutura. No bairro Alvorada, um dos pilares de sustentação de um dos pontos foi arrancado pelos criminosos.

O secretário municipal de Obras e Urbanismo (Smou), Raimundo Maia, lamentou o ocorrido e explicou que é preciso o apoio da população para que esse tipo de crime seja coibido. “Cada ato praticado contra o desenvolvimento de Boa Vista é uma tristeza para quem sonha em ver a cidade mais moderna e bonita. Destruir os bens públicos é destruir o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações. Estamos fazendo a nossa parte em mudar para melhor a cara da cidade, mas as pessoas precisam cooperar também”, frisou o secretário.

Dentro do Projeto de Mobilidade Urbana estão previstos a construção de cerca de 800 pontos, sendo 100 climatizados, e a revitalização dos já existentes. A prefeitura já iniciou a construção das bases de concreto em diversos pontos da cidade, sendo que 20 deles já estão com os pilares montados. O espaço vai oferecer mais conforto a população durante a espera do transporte coletivo.

Além dos abrigos, estão em execução as obras de ciclovias e ciclofaixas, calçadas acessíveis, pontes de concreto, reforma do mini terminal Luiz Canuto Chaves, serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica. O projeto foi criado com o intuito de transformar a capital em uma cidade cada vez mais planejada e ordenada para a população.

 

CRIME

Tanto a população quanto a gestão municipal perdem com este tipo de ação, que vem se tornando recorrente na capital. Nos últimos seis meses, 300 placas de trânsito foram destruídas, 300 lixeiras foram quebradas, 100 placas de identificação de ruas foram danificadas e pichadas, as placas luminosas das faixas de pedestres foram depredadas, 30 das 82 placas que compõem o projeto Caminhos de Memória foram arrancadas.

Além disso, cerca de 10 mil metros de fios de cobre foram furtados dos espaços públicos, incluindo a Ponte dos Macuxi. Até os pisca-piscas de faziam parte da decoração de natal foram quebrados e arrancados. Nem as plantam que enfeitam Boa Vista escaparam dos atos criminosos.

 

CANAIS PARA DENÚNCIAS

Conforme o artigo 163 do Código Penal, vandalismo é crime e a pena pode variar de seis meses a três anos de detenção, além de multa. Quem presenciar atos de vandalismo ao patrimônio público pode acionar a Guarda Municipal, no telefone 153, a Polícia Militar pelo telefone 190, ou fazer uma denúncia por meio da Central de Atendimento 156.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.