
O mês de novembro de 2025 registrou queda nas vendas de automóveis em geral, comparado tanto com outubro quanto com o mesmo período de 2024 — e o segmento de luxo não ficou imune ao recuo. A maioria das marcas premium sofreu forte retração. No entanto, a BMW rompeu o padrão: não apenas manteve o ritmo de vendas de outubro, como superou a somatória de seus principais concorrentes. Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, a montadora alemã emplacou 1.506 unidades no mês.
Dessa forma, a BMW não apenas liderou — como também garantiu três modelos no ranking dos cinco mais vendidos da categoria premium e quatro no top 10. Entre os destaques:
O SUV compacto BMW X1 foi o veículo de luxo mais emplacado, com 414 unidades.
Logo em seguida aparece o sedã BMW Série 3 (359 unidades), na vice-liderança.
Outro destaque do mês foi o BMW X3, impulsionado pela recente chegada de uma versão com motor de quatro cilindros. O X3 conquistou o quarto lugar no ranking de novembro, ficando apenas 43 unidades atrás do SUV sueco Volvo XC60, que ficou em terceiro.
Concorrência em queda
Enquanto a BMW surfava na relativa estabilidade, outras marcas de luxo enfrentaram dificuldades no período. A Mercedes-Benz vendeu 724 unidades, ficando na segunda posição entre as marcas premium, e a sueca Volvo somou 684 emplacamentos. A Audi contabilizou 489 unidades e a Porsche fechou com 356 — ambas abaixo da BMW e de Volvo. Quanto a marcas como Land Rover e Lexus, com 122 e 87 unidades, respectivamente — nenhuma delas conseguiu colocar veículos no top 10 de modelos mais vendidos.
O que explica o desempenho da BMW
Especialistas apontam alguns fatores para o bom desempenho da BMW em novembro. Além de contar com um portfólio variado — que alia sedãs e SUVs de diferentes faixas — a marca se beneficiou do lançamento de configurações mais acessíveis, como a versão de quatro cilindros do X3. Isso tornou seus veículos mais competitivos diante de um contexto de desaceleração no mercado premium.
Além disso, a tradição da marca no segmento e a produção local de modelos como o X1 e o Série 3 podem ter favorecido sua performance, mantendo demanda mesmo em um mês de retração para o mercado como um todo.