Cotidiano

Novas variedades de soja para Roraima serão apresentadas hoje

Ao todo, 11 variedades serão exibidas a produtores, engenheiros agrícolas, agentes públicos e lideranças ligadas ao agronegócio

Novas variedades de soja para Roraima serão apresentadas hoje Novas variedades de soja para Roraima serão apresentadas hoje Novas variedades de soja para Roraima serão apresentadas hoje Novas variedades de soja para Roraima serão apresentadas hoje

Novas variedades de soja da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Roraima serão apresentadas hoje, 27, das 8h às 12h, durante uma Visita Técnica à Unidade Demonstrativa em Área de Produtor. O evento ocorrerá na Fazenda Livramento, situada na BR-401, região Leste do Estado. Ao todo, 11 variedades serão exibidas a produtores, engenheiros agrícolas, agentes públicos e lideranças ligadas ao agronegócio.

Com o tempo, as cultivares de soja perdem resistência junto a doenças, sendo necessária a substituição. Na década de 80, a exemplo, a Embrapa observou que a presença de nematóides no solo, um tipo de verme que ataca a raiz e prejudica a produtividade, era mínima. Contudo, quando a presença aumentou, foi realizada a substituição para uma planta com resistência ao nematóide que estava afetando a raiz, criada a partir de cruzamentos.

O pesquisador da Embrapa, Vicente Gianluppi, enfatizou a importância de ter novas cultivares disponíveis, principalmente, aos produtores locais. “É preciso ter variedades na manga para entregar ao produtor que tem despesas, responsabilidades financeiras e precisa da substituição para não ficar no prejuízo”, disse.

Mesmo com a substituição, no entanto, Gianluppi apontou que o milho multiplica os nematóides. Neste caso, é preciso providenciar uma planta que seja resistente ao verme ou mudar o sistema de produção para conviver com ele. Por agir de forma silenciosa, o pesquisador falou que uma das maneiras econômicas de superar o verme é colocar à disposição dos produtores cultivares resistentes.

Atualmente, os nematóides das lesões radiculares é um dos problemas enfrentados. Para a situação, serão apresentados durante o evento cultivares com resistência ou baixo fator de reprodução. Um desses é a BRS 9280, uma variedade que consegue produzir mesmo em áreas infestadas. Em meio a novos avanços e desafios, Gianluppi frisou que a pesquisa precisa ter variedades na manga para casos de problemas.

Além de conhecer as variedades para a safra deste ano e os experimentos de campo das cultivares de soja recomendadas para o Estado, a programação prevê palestras técnicas sobre as principais características agronômicas, informações sobre a época de semeadura, densidade populacional de plantas, fertilidade do solo e tecnologias para o plantio de soja no cerrado. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.