Nova sede do IPER será construída no terreno da antiga Escola Professor Diomedes

O Governo de Roraima apresentou, nesta sexta-feira (16), a pedra fundamental da nova sede do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), em Boa Vista. O novo espaço administrativo será voltado ao atendimento dos segurados e à melhoria das condições de trabalho dos servidores, com investimento de R$ 19,9 milhões.

O projeto será executado no terreno onde funcionava a antiga Escola Estadual Professor Diomedes Souto Maior, no Centro da capital. A proposta é concentrar os serviços do Instituto em um espaço com estrutura adequada com o prazo estimado de 12 meses para a conclusão da obra.

Segundo o governador Antonio Denarium, o novo prédio contará com auditório, salas de reuniões, setores administrativos, acessibilidade e estacionamento interno.

“Este será o novo prédio do Iper, uma obra estruturante para atender melhor a população e os nossos servidores, com investimentos do próprio Governo. Este local estava abandonado e era ocupado por imigrantes. Neste governo, o Iper conta com cerca de R$ 7,7 bilhões para garantir a aposentadoria dos nossos servidores pelos próximos 50 anos”, afirmou.

Governador Antonio Denarium. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Para Rafael Aires Alencar, presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima, a construção da nova sede é essencial. Atualmente, o Instituto atende cerca de 3 mil aposentados e pensionistas.

“É uma obra essencial para o Estado e para os servidores que prestaram serviços por 30 ou 40 anos, a depender da categoria. Todos eles passarão pelo Instituto. A importância desse prédio é dar referência e estrutura para quem dedicou tanto tempo ao serviço público”, destacou.

Presidente do IPER, Rafael Aires Alencar. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

O vice-governador Edilson Damião, ressaltou que esta e outras 140 obras que estão em andamento no Estado, seguem um padrão voltado à humanização dos espaços públicos.

“Além desta obra, temos cerca de 140 obras em andamento e outras 70 previstas para inauguração ainda este ano, como os prédios da Segad, Seplan, Seinf e Codesaima. São estruturas pensadas para o bem-estar do servidor e para dar melhores condições de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, disse.

Vice-governador Edilson Damião. (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Atualmente, o Iper é responsável pela gestão previdenciária dos servidores estaduais, incluindo aposentadorias e pensões. Com a nova sede, a expectativa é melhorar a organização do atendimento e os fluxos internos de trabalho.