Durante os três dias, o Incra oferecerá emissão da Carteira de Agricultura Familiar (CAF), entrega do Contrato de Concessão de Uso (CCU) e outros documentos. (Foto: Divulgação)
Durante os três dias, o Incra oferecerá emissão da Carteira de Agricultura Familiar (CAF), entrega do Contrato de Concessão de Uso (CCU) e outros documentos. (Foto: Divulgação)

Trabalhadores rurais de Amajari poderão emitir e atualizar documentos essenciais entre os dias 9 e 11 de dezembro, durante o último Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural de 2025. A ação, realizada pelo Incra em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ocorrerá no CRAS da cidade, na rua Santa Luzia, das 8h às 17h.

O mutirão reunirá diversos serviços gratuitos voltados a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores, extrativistas, indígenas, ribeirinhos e, especialmente, mulheres do campo. O objetivo é garantir acesso facilitado a documentos civis, previdenciários e relacionados ao imóvel rural, fundamentais para que esses trabalhadores possam acessar políticas públicas federais, estaduais e municipais.

O superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, destacou a importância da iniciativa. “A documentação é a chave para que o trabalhador rural, especialmente a mulher do campo, possa exercer plenamente sua cidadania e acessar os programas do Governo Federal”, afirmou.

Durante os três dias, o Incra oferecerá emissão da Carteira de Agricultura Familiar (CAF), entrega do Contrato de Concessão de Uso (CCU), certidão de beneficiário, atualização cadastral e serviços para regularização de lotes, além da adesão ao programa Desenrola Rural.

O MDA atenderá demandas do Pronaf B, crédito orientado e acolhimento de propostas. O Instituto de Identificação Odílio Cruz fará a emissão da Carteira de Identidade Nacional. A Prefeitura de Amajari realizará a atualização do CadÚnico, enquanto o INSS prestará atendimento previdenciário e sobre benefícios sociais, como o BPC. A Femarh atuará na regularização ambiental, e o Iater oferecerá assistência técnica aos produtores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Todos os serviços são gratuitos. Para o atendimento, os interessados devem levar documentos pessoais, como RG e CPF, além de papéis do imóvel rural, caso possuam, para agilizar os procedimentos de regularização.