A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 foi iniciada ontem (13), em Rorainópolis, com a aplicação das doses inicialmente nos profissionais de saúde que trabalham em Hospitais e Unidades de Saúde do município, na região sul do estado.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e influenza B. O objetivo é que todos os profissionais recebam a dose da vacina até amanhã, dia 15.
De acordo com a Secretaria de saúde (Sesau), a partir de segunda-feira (18), a vacina estará disponível nos postos Novo Brasil, novo Horizonte, e Nova Colina, até dia 20 de maio. Já no Dia 30, que será o dia “D” de mobilização nacional da campanha, haverá vacinação em todos os postos de Saúde da Sede e Distritos.
BOA VISTA
Já em Boa Vista, as ações da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza A começam nesta sexta-feira (15), no Hospital da Criança Santo Antônio, com a aplicação de vacinas das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A segunda etapa será na segunda-feira (18), no auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o fortalecimento da capacidade técnica dos profissionais e organização da rede de assistência. Na verdade, todos os enfermeiros da rede básica, vacinadores e diretores de unidades serão capacitados com informações técnicas, das metas a serem alcançadas, a micro programação por equipe de saúde da família, a mobilização social nos bairros e o cronograma de execução.
A terceira etapa vai do dia 19 abril até o dia 20 de maio, com a vacinação de todos os grupos prioritários conforme o cronograma. A quarta etapa será realizada no dia 30 de abril, com o Dia D de vacinação. Neste dia, todos os postos de saúde dos bairros com a maior concentração da população alvo e com baixa cobertura vacinal serão abertos para receber a população.
PÚBLICO ALVO
A prioridade é imunizar a população que apresenta fatores ou condições de risco para o desenvolvimento de complicações provenientes de uma infecção respiratória causada pela influenza.
Os grupos prioritários são as crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas, trabalhadores de saúde, e a população indígena.
“Vale ressaltar que a vacinação das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, e deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, é necessário a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Emerson Capistrano.
De acordo com Emerson, a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso, é necessário que a população que compõe os grupos de maior risco sejam vacinadas anualmente.