Cotidiano

Mulheres são maioria na direção geral de campi do IFRR

Além da Reitoria do IFRR, os campi de Amajari, Boa Vista e de Novo Paraíso também serão dirigidos por mulheres

O resultado preliminar da votação para a escolha de dirigentes do Instituto Federal de Roraima (IFRR) para o quadriênio 2020-2024 foi divulgado no último sábado, 29, pela Comissão Eleitoral Central. Quatro das cinco unidades que fizeram consulta nos dias 26 e 27 de agosto serão dirigidas por mulheres: a Reitoria e os Campi Amajari, Boa Vista e Novo Paraíso.

Para o comando máximo do IFRR, três candidatos concorriam neste certame. Com 33,95% dos votos de professores, técnicos e estudantes, Nilra Jane Filgueira foi eleita reitora da instituição. Buscando a reeleição, Sandra Mara Botelho ficou em 2º lugar, com 28,33% dos votos, e Marcos André Spósito com 8,80%.

Na maior unidade do IFRR, o Campus Boa Vista, Joseane Cortez foi reeleita diretora-geral, com 36,17% dos votos. No Campus Amajari (norte de Roraima), que, pela segunda vez, esteve em processo de consulta de dirigentes, uma mulher também vai dirigir a unidade. Pierlangela Cunha, conhecida como professora Pier, foi eleita a primeira diretora-geral com 63% dos votos. Ela era candidata única.

Localizado na região sul de Roraima, no município de Caracaraí, o Campus Novo Paraíso terá o comando de Vanessa Rufino Vale, que obteve 55,62% dos votos.

Isaac Sutil é o único homem eleito e irá comandar o campus Boa Vista Zona Oeste (Foto: Ascom/IFRR)

Outro campus da instituição que teve processo de consulta de dirigentes para 2020-2024 foi o Boa Vista Zona Oeste, localizado no bairro Laura Moreira, na Capital. Com candidato único, Isaac Sutil recebeu 59,22% dos votos.

FINAL – A Comissão Eleitoral Central tem até esta terça-feira (2) para divulgar o resultado final, depois da análise dos recursos, e, no dia 4 de setembro, deve encaminhá-lo ao Conselho Superior (Consup) para análise e votação, e posterior encaminhamento ao Ministério da Educação.