
Uma mulher apresentou pressão baixa e precisou de atendimento médico durante o voo da Latam entre Brasília e Boa Vista na noite de segunda-feira (5). Dois médicos que estavam na aeronave Airbus A320 e funcionários da companhia aérea chegaram a prestar os primeiros socorros à paciente antes do avião pousar na capital de Roraima.
Do Aeroporto Internacional de Boa Vista, três bombeiros prestaram atendimento à paciente e levaram a mulher para o HGR (Hospital Geral de Roraima). A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) disse à FolhaBV que só pode passar informações de pacientes para os familiares.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros informou que a paciente convulsionou durante o voo, mas estava consciente ao desembarcar em Boa Vista.
“A equipe do CBMRR realizou o atendimento para verificação de sinais vitais para em seguida encaminhá-la para o Hospital Geral de Roraima”, disse.
A Latam informou que a passageira desembarcou com prioridade após a aterrissagem, que ocorreu dentro do horário previsto, às 23h06. Ademais, a companhia solicitou assistência imediata da equipe local e a cliente recebeu os primeiros atendimentos em solo (leia a nota completa ao final da reportagem).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu
Segundo uma testemunha, a paciente precisou de atendimento em duas ocasiões por causa de pressão baixa. Nelas, as comissárias de bordo, ao perceberem a situação, pediram voluntariamente que algum médico que estivesse na aeronave se voluntariasse para atender a passageira.
Sem saber detalhar a situação, a testemunha disse que, na primeira ocasião, o estado de saúde da passageira chegou a ser normalizado após um médico atendê-la. Entretanto, uma hora depois, a paciente novamente precisou de atendimento.
Neste instante, uma médica teria confirmado às comissárias de bordo que o quadro de saúde da passageira não demandava, na ocasião, que um pouso de emergência antes do destino final.
“O comandante do voo acelerou a viagem e entrou contato com o Corpo de Bombeiros, que esperou essa senhora desembarcar em Boa Vista para levá-la urgentemente para o HGR”, disse uma pessoa ouvida pela FolhaBV.
Ademais, a testemunha relatou o clima de preocupação durante o trajeto.
“Foi tenso, foi um voo muito preocupante, porque a gente corria risco de perder uma passageira. A tripulação parecia muito preocupada, com um olhar bem assombrado para o fim do corredor. Inclusive, o resgate da passageira foi pela saída traseira”, completou.
Nota da Latam
“A LATAM Airlines Brasil informa que, durante a fase de aproximação para pouso do voo LA3710 (Brasília-Boa Vista) de segunda-feira (5/1), uma passageira apresentou mal-estar a bordo e foi desembarcada com prioridade após a aterrissagem, que ocorreu dentro do horário previsto, às 23h06 (hora local). A companhia solicitou assistência imediata da equipe local e a cliente recebeu os primeiros atendimentos em solo, sendo posteriormente encaminhada a uma unidade hospitalar, acompanhada de sua família.
A LATAM reforça que segue rigorosamente os protocolos para esse tipo de situação e reitera seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os seus clientes.“