Animada pela possibilidade de tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19, a analista R. L. R tomou um banho de água fria quando chegou à Coordenação Municipal de Imunização na manhã desta sexta (20). Ela foi impedida de entrar para ser imunizada por estar de shorts.
A mulher, que é lactante, chegou ao local com a filha de 5 meses no colo. “Eu comuniquei que estava ali para tomar a segunda dose da vacina e ela falou que as enfermeiras não iriam aceitar me vacinar por eu estar de shorts”, disse.
A analista não aceitou a resposta e questionou o motivo desta orientação. “Ela [uma servidora] disse ser uma norma da prefeitura, e que só estava ali para cumprir. Sai de lá envergonhada, ridicularizada e com meu direito a vacinação lesado”, lamentou.
R. L. reclamou diretamente ao prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, pelas redes sociais e recebeu a seguinte resposta:
Esta não é a primeira reclamação sobre o assunto. Outra mulher que sofreu o mesmo impedimento questionou ainda o fato de a proibição se aplicar somente às mulheres.
“Na hora que me barraram, tinha um homem usando bermuda. Meu short era praticamente do mesmo tamanho que o dele, eu questionei isso delas e disseram que a orientação era essa”, lembrou a secretária, que também não quer se identificar.
Outro lado –
Nota – A Prefeitura de Boa Vista lamenta o ocorrido. Ressalta que a Coordenação Municipal de Imunização é um órgão público e para esses setores existem normas quanto à vestimenta adequada no local. Assim é em órgão Federal, Estadual e Municipal.
A prefeitura reforça que é importante a população se vacinar e, disponibiliza 14 UBS’s na cidade aplicando vacinas e outros cinco pontos fixos na cidade, nos quais a população pode ir trajando bermuda normalmente.
Neste sábado, 21, ocorre a “Virada da Vacina” no Centro Cívico, com inicio da vacinação às 8h e termino as 8h de domingo, dia 22, para o população a partir de 12 anos de idade.