Cotidiano

MP propõe ação contra Governo do Estado por irregularidades em hospital no Bonfim

Segundo a ação, o hospital apresenta péssimas condições sanitárias e não possui estrutura para prestar o devido atendimento à população

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Governo do Estado por irregularidades no Hospital Estadual Pedro Álvares Rodrigues, localizado no município de Bonfim, a 125 quilômetros da Capital.

Segundo a ação protocolada na semana passada, dia 23 de setembro, “o hospital apresenta péssimas condições sanitárias e não possui estrutura para prestar o devido atendimento à população que mais necessita dos serviços essenciais de saúde”.

INVESTIGAÇÕES

As investigações conduzidas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Bonfim revelaram que após inspeção, a Vigilância Sanitária constatou uma série de irregularidades no local. À época o MPRR recomendou ao Estado obras emergenciais, porém a recomendação não foi atendida e a situação se agravou, motivando a ação.

Conforme o promotor de justiça substituto Rogério Toledo, os serviços de saúde prestados pelo Estado em Bonfim são esvaziados em razão das más condições de trabalho, e os pacientes são encaminhados para municípios vizinhos.

“O município de Bonfim apenas presta serviço de transporte aos pacientes por meio de ambulâncias e transferem todo o problema para Boa Vista, o que sobrecarrega o sistema de saúde da capital. A ausência da prestação do serviço no município também frustra as expectativas dos cidadãos que buscam os serviços de clínica médica, cirúrgica e pediátrica”, lamenta o promotor de justiça.

Caso o pedido do MPRR seja acolhido pela Justiça, o Estado deverá regularizar os problemas sanitários e de segurança no prazo de 60 dias, além de apresentar o projeto de reforma e concluir a obra no prazo máximo de um ano.

A ação foi ajuizada na Vara Cível Única da Comarca de Bonfim, sob o nº 0800358-15.2015.8.23.0090 e aguarda decisão judicial.

OUTRO LADO

O Governo do Estado informou por meio de nota que as 16 unidades de saúde do interior do estado passarão por reparos na estrutura física a partir de outubro, quando passa a vigorar o contrato de reforma predial, sob gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

“No primeiro momento, serão contempladas as unidades do Bonfim e São Luiz, com reparos na estrutura física, como pintura, ajustes na parte elétrica e hidráulica, dentre outros, a exemplo do que ocorreu no Hospital de Regional Sul Governador Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis”, diz a nota.

Quanto as unidades localizadas nos municípios de Caracaraí, Alto Alegre, Santa Maria do Boiaçu (Baixo Rio Branco) e Caroebe, o Governo ressaltou que as unidades “serão atendidas com reforma geral com recursos oriundos de emendas parlamentares impositivas”.

Com informações do MPRR

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.