Cotidiano

MP de Roraima escolhe candidato à vaga no Conselho Nacional

Realizada por meio eletrônico, a escolha ocorre durante todo o dia desta segunda-feira, 06

Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR) escolhem nesta segunda-feira, 06, um representante da instituição para indicação de membro candidato à vaga no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Fábio Bastos Stica é candidato único para o mandato de dois anos.

Fábio Stica concorre à recondução ao cargo de conselheiro do CNMP, e atualmente preside a Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público. O procurador foi indicado pela primeira vez ao cargo por seus pares em fevereiro de 2015, com 96% dos votos.

Segundo a assessoria de comunicação do MP, a votação é realizada por meio eletrônico no site da instituição, com acesso exclusivo aos integrantes da carreira, com uso de senha pessoal e ocorre durante toda a manhã de hoje.

Já a Comissão Eleitoral é composta pela procuradora de justiça e presidente, Cleonice Andrigo Vieira, que conta com o auxílio das Promotoras de Justiça, Ilaine Aparecida Pagliarini e Carla Cristiane Pipa.

Após a finalização do processo eleitoral, a Procuradora-Geral de Justiça, Elba Christine Amarante de Moraes, fará a indicação ao CNMP.

 

SOBRE O CNMP

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é formado por 14 membros, que representam setores diversos da sociedade e tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao MP. Compete ao Conselho orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: Ministério Público da União (MPU), que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Militar (MPM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); e o Ministério Público dos Estados (MPE).

Antes da posse no CNMP, os nomes apresentados são apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), do Senado Federal, depois vão ao plenário do Senado e seguem para a sanção do presidente da República.

Instituído pela Emenda Constitucional 45, de 30 de dezembro de 2004, o CNMP atua em prol do cidadão executando a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros, respeitando a autonomia da Instituição.

 

PERFIL

Fábio Bastos Stica nasceu em 9 de abril de 1967 na cidade de São Mateus do Sul, Paraná. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP.

Ingressou na carreira do MPRR por intermédio do primeiro concurso público de provas e títulos para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, realizado no ano de 1992, atuando, posteriormente, na 1ª e na 2ª Entrância.

Em 1995 foi promovido pelo critério de antiguidade ao cargo de Procurador de Justiça. Foi Corregedor-Geral do MPRR, Secretário-Geral, Membro do Conselho Superior do Ministério Público.

No ano de 1999 foi eleito pela primeira vez por seus pares ao cargo de Procurador-Geral de Justiça e reconduzido para o biênio 2001/2003. Em fevereiro de 2011, assumiu, pela terceira vez, a chefia da Instituição em Roraima, sendo novamente reconduzido à Procuradoria-Geral de Justiça para o biênio 2013/2015.

Stica exerceu, ainda, o cargo de vice-presidente para a Região Norte do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais no período de 2012 a 2014.

Em 2015, Fábio Bastos Stica foi eleito para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cargo que exerce atualmente.

Com informações do Ministério Público de Roraima (MPRR).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.