Cotidiano

MP anuncia mais fiscalização ao comércio

A partir de agosto, ações fiscalizatórias vão passar a ser rotineiras, a fim de coibir irregularidade na venda de produtos

MP anuncia mais fiscalização ao comércio MP anuncia mais fiscalização ao comércio MP anuncia mais fiscalização ao comércio MP anuncia mais fiscalização ao comércio

Depois da interdição do Supermercado Alencar Vip, no bairro Aparecida, zona Norte da Capital, nesta quinta-feira, onde foram encontrados produtos que não mantinham condições adequadas para consumo e alimentos que estavam fora do prazo de validade, o promotor de justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Ademir Teles, informou que uma agenda de fiscalização preventiva contínua começa a ser definida.

No próximo mês de agosto, o MP voltará a fazer fiscalização rotineira em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) do Município de Boa Vista e Polícia Civil, através da Delegacia de Defesa do Consumidor (DDecon). Os órgãos trabalham em conjunto, mas cada um com sua atuação específica.

Teles informou que o MP adotou, até o ano passado, um planejamento de visitas aleatórias em estabelecimentos comerciais de Boa Vista, independente de denúncias dos consumidores. Essa ação deixou de acontecer devido à mudança de governo e, consequentemente, dos gestores dos departamentos envolvidos nas ações, mas um novo planejamento já começou a ser definido.

“Estamos nos articulando para recomeçar a fazer essas visitas aleatórias nos estabelecimentos comerciais, sem a necessidade de haver uma denúncia, para fazer uma fiscalização mais preventiva de que repressiva”, disse. “Mas vamos continuar fazendo a fiscalização por denúncias de consumidores. Temos agendada uma ação para o início da próxima semana num supermercado daqui do Centro”, disse, sem citar o nome do estabelecimento e nem a data que será feita a fiscalização. “É uma denúncia parecida com a que aconteceu no Alencar Vip, onde foram encontradas carnes e frangos sem o congelamento adequado”.

RESPONSABILIDADE – O promotor Ademir Teles disse que falta a muitos comerciantes e donos de estabelecimentos comerciais que trabalham com venda de alimentos, a consciência do que estão fazendo. “O que existe, na verdade, é uma falta de consciência, tanto do fornecedor do produto quanto do empresário, da sua responsabilidade, porque muitos são autuados, multados e até interditados, mas pagam as multas e voltam a cometer os mesmos erros”, frisou.      

Quanto à fiscalização feita pelo Devisa, Teles disse que está satisfeito com a atuação dos fiscais e com a parceria com o MP. “A Devisa faz um bom trabalho e sempre está presente atuando nos supermercados. Muitos destes estabelecimentos foram multados várias vezes, mas logo depois voltam a fazer a mesma coisa”, disse. “São aproximadamente 200 ou 250 estabelecimentos que vendem produtos de alimentícios na Capital para serem fiscalizados, por isso é importante que o consumidor se torne nosso parceiro e faça a denúncia sempre que se sentir enganado”.

DENÚNCIA – Os consumidores podem ligar para os telefones 0800 0953621, da Ouvidoria do MPRR, e o 3621-2900, da Promotoria do Consumidor, ou pelo site www.mprr.mp.br.

INTERDIÇÃO – Na quinta-feira, uma ação conjunta do Ministério Público de Roraima e da Vigilância Sanitária interditou o Supermercado Alencar Vip, quando uma das gerentes foi autuada e recolhidos os produtos que não mantinham condições adequadas para consumo e alimentos que estavam fora do prazo de validade. No final da tarde, a empresa abriu as portas novamente.

Uma série de denúncias anônimas fez com que a Promotoria de Defesa do Consumidor tomasse providências. A empresa foi multada por dano moral à coletividade e o responsável autuado em flagrante. Agentes da Vigilância Sanitária e da Promotoria de Defesa do Consumidor também verificaram que os produtos congelados não estavam obedecendo às regras legais de acondicionamento, pois estavam sendo apenas resfriados. (R.R)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.