O jornal Folha de Boa Vista atuou nesses 33 anos de existência dando enfoque à cobertura das lutas e conquistas de direitos dos servidores públicos e trabalhadores em geral, no Estado. A avaliação foi feita por líderes sindicais e de movimentos sociais ao ressaltarem a democratização da notícia depois que o jornal passou a fazer parte do cotidiano de muitos roraimenses, sendo um elo entre os sindicatos e a população.
“O Jornal faz parte da história dos movimentos sindicais, favorecendo a relação da comunicação entre os sindicatos e a sociedade”, disse o presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Federais de Roraima (Sindsep), Gilberto Rosas, que está à frente do sindicato há 15 anos e que também é presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Roraima há quatro anos.
Segundo ele, a contribuição da Folha continua sendo importante para informar as diversas categorias de servidores e a população sobre os acontecimentos de greve e paralisações, com reivindicações não apenas em benefício dos trabalhadores, como reajustes salariais, mas também para melhores condições dos serviços prestados pela saúde, educação, segurança pública e outras áreas. “O Sindsep tem 23 anos de história, e nesse período a Folha já existia e sempre concedeu espaço democrático para divulgar nossas mobilizações, como paralisações e greves, momentos de eleições e outras notícias importantes para a luta pelo direito dos servidores”, disse. Ele falou também do apoio prestado pela CUT aos movimentos grevistas de categorias, como a da saúde, que recentemente realizou uma greve que foi amplamente noticiada pelo maior e o mais lido jornal impresso do Estado, que hoje completa 33 anos.
“Os trabalhadores de todas as áreas, incluindo os do meio rural, representados pela CUT, precisam ter melhores condições de trabalho para que suas atividades profissionais sejam realizadas com segurança e qualidade”, enfatizou o sindicalista ao frisar que quando sai uma matéria na Folha, a sociedade toma ciência e passa a ter melhor entendimento das pautas de reivindicações.
PROFESSORES – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), Ornildo Roberto, também ressaltou a importância da Folha com a divulgação de matérias sobre o setor educacional, além da cobertura de atividades sociais, de luta e reivindicação da categoria.
“A Folha possui um papel de fundamental importância para a sociedade e para os trabalhadores em educação, com a divulgação de matérias sérias e cautelosas, o que lhe atribui credibilidade no sentido de que as pessoas possam ler as notícias com esse crédito de confiança que o jornal transmite”, disse o líder sindical.
“A Folha nos orgulha de sua seriedade e capacidade em levar informação para a sociedade com muita ênfase e seriedade. O jornal tem sido um parceiro com a cobertura de atividades da nossa entidade sindical”, complementou. (A.D).