Um movimento itinerante que visa aproximar a população de Roraima da construção de políticas públicas foi lançado na noite dessa sexta-feira (19). O “Todos por Roraima” é uma iniciativa de escuta popular itinerante, encabeçada por lideranças políticas e da sociedade organizada, que busca envolver a população em um diálogo direto sobre os rumos do estado.
O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, destacou que a essência do movimento era ouvir a população de forma sistemática.
O deputado Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, destacou que o movimento vai percorrer a capital, o interior e unidades indígenas, ouvindo diretamente da população os problemas e sugestões. Para ele, o processo precisa ser coletivo.
“As pessoas vão apresentar os problemas e também as soluções. Muitas têm condições reais de dar grandes contribuições. Quero ouvir, dialogar e conversar. Esse tem sido meu caminho até aqui, e é dessa forma que fui eleito deputado. Conhecemos os problemas do estado, mas não cabe somente a mim apresentar as soluções. Vamos sistematizar essas contribuições em uma grande proposta legítima, construída pela sociedade, que servirá para as próximas gerações políticas. Esse documento vai estar à disposição de todos os partidos e pré-candidatos de 2026, inclusive eu”, afirmou.
Durante o lançamento, Sampaio ainda ressaltou que o movimento não terá caráter partidário e pretende ouvir todos os segmentos da sociedade, independentemente de posições políticas ou identidades étnicas. Segundo ele, as contribuições coletadas serão organizadas em um documento público, legítimo e sistematizado, que ficará à disposição de todos os partidos e pré-candidatos nas eleições de 2026.
‘Discutir sobre Roraima é positivo’
O doutor e economista Getúlio Cruz participou do evento e reforçou a importância de ouvir os diferentes setores da sociedade. Segundo ele, “qualquer movimento que busca discutir Roraima, seus problemas e suas possibilidades é positivo”.
Como palestrante, o economista apresentou um resumo da história econômica de Roraima. Cruz destacou cinco fatores principais que impulsionaram a economia local: a transferência da área de livre comércio para Boa Vista em 2011; a migração venezuelana, que aumentou oferta de trabalho e a demanda interna; as exportações para a Venezuela, que dinamizam o comércio; a atividade garimpeira, que elevou a demanda interna; e a regularização fundiária, que permitiu a expansão do agronegócio, como a soja, que já ocupa cerca de 140 hectares.
Como esse movimento vai funcionar?
A metodologia do “Todos Por Roraima” prevê encontros presenciais em bairros, municípios do interior, escolas públicas, associações e sindicatos, segmentos do comércio, da indústria, de produtores, pesquisadores. O objetivo, conforme o presidente da Assembleia, é sistematizar contribuições da sociedade em áreas como educação, ciência, tecnologia, saúde e desenvolvimento, transformando relatos e demandas em estratégias sólidas e metas claras para o futuro.
Tudo isso se encontrará na plataforma online, lançada durante o evento, para permitir que qualquer cidadão registrasse suas prioridades de forma simples e acessível, garantindo amplitude, transparência e participação democrática.