Em conformidade com as regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) intensificou na manhã desta quinta-feira, 14, ações de conscientização de condutores quanto à forma adequada de estacionamento na Praça do Centro Cívico. A proposta é evitar confusão e desordem de carros e motos ao longo do espaço, que normalmente impede o fluxo de entrada e saída de veículos.
Segundo o chefe de Fiscalização do órgão, Nelson Loureiro, frequentemente os condutores são abordados na praça pelos agentes de trânsito por conta de estacionamento irregular. Muitos veículos ficam dispostos em qualquer lugar, em vez das áreas destinadas para este fim.
“Já aconteceu muitas vezes de nos depararmos com diversos veículos impedindo a passagem de outros veículos. O que as pessoas precisam entender é que, mesmo sendo uma praça, há uma pista de rolamento, onde o estacionamento é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro”, disse Loureiro.
O mais adequado, conforme a legislação, é que o estacionamento de veículos seja feito no acostamento, ou seja, nas laterais da pista, desde que não impeçam o fluxo de outros veículos. Do contrário, configura-se como infração gravíssima, rendendo multa de R$ 191,54 e remoção do veículo. No entanto, segundo Loureiro, tal problema não se restringe apenas à Praça do Centro Cívico. Todo estacionamento irregular será coibido pelas equipes de agentes.
“Nós estamos todos os dias nas ruas, fazendo o devido patrulhamento. É preciso que as pessoas se atentem, considerando que o fluxo de veículos vem aumentando consideravelmente na nossa capital. Por isso, estaremos fiscalizando as ruas e avenidas, como forma de promover uma melhor organização do nosso trânsito”, informou.
Com informações da Prefeitura de Boa Vista.